sábado, 14 de julho de 2007

CARTA A LISBOA ... EM VÉSPERAS DE ELEIÇÃO!

Apesar da canção, Lisboa já não é Menina e Moça! Pelo contrário, Lisboa enferma de tantas mazelas que é impossível referi-las todas aqui. Mas propósito das eleições para Lisboa amanhã, eis uma oportunidade para falar sobre alguns dos problemas da capital.

Lisboa é peculiar: se nada for feito nos próximos anos Lisboa tornar-se-à numa cidade habitada basicamente por duas classes sociais: a alta e a baixa! Há muitos anos que a classe média vem sendo escorraçada para os subúrbios, e isto apesar das pessoas em grande medida trabalharem em Lisboa. É um absurdo que não faz sentido! As pessoas deveriam habitar perto dos locais onde trabalham: isso evitaria transtornos demográficos, sociais, culturais e económicos. Haveriam menos problemas com o trânsito, com o estacionamento, as pessoas teriam mais tempo e disponibilidade para o lazer e para estarem com a família e os amigos.

Por outro lado, a população de Lisboa está a envelhecer e não é renovada. Certas zonas da capital ficam completamente desertas a partir de determinada hora. Caricatamente numa praça que é talvez o maior símbolo da cidade - o Rossio - residem apenas duas pessoas. Já nem as grandes empresas querem nada com Lisboa: muitas delas mudaram-se para a periferia e qualquer dia só os serviços públicos restarão na capital.

A nível de urbanismo continuam a existir aberrações, há milhares de edifícios devolutos e em ruínas, muitos dos quais nas principais avenidas. Os jardins que existem servem essencialmente para os cães irem fazer as necessidades e não para as pessoas passearem; outros servem sobretudo para a toxicodependência e para a prostituição. Muitas ruas e avenidas estão tão cheias de buracos que é uma aventura passar por elas de carro. As obras em certas zonas da cidade são eternas como as do Terreiro do Paço e da Av. da República.

O Metro, em vez de se ramificar por dentro da cidade, expande-se para a periferia, havendo zonas nobres de Lisboa que nunca terão Metro. O rio é quase uma miragem para os lisboetas apesar de mais de metade da capital ser banhada pelo Tejo... e tantas outras coisas que era preciso alterar na capital... dêem sugestões!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Amanhã há eleições intercalares para a Câmara Municipal de Lisboa. Aqui ao lado coloquei o nome dos 7 principais candidatos. Mesmo que vocês não sejam de Lisboa se tiverem algum candidato preferido para a capital podem «votar» anonimamente.
A tocar «Lisboa Menina e Moça», com mais duas opções de músicas dedicadas a Lisboa por um dos artistas que melhor sabe cantar Lisboa, Carlos do Carmo.

36 comentários:

*Um Momento* disse...

Olá:))
Hoje trago-te uma fatia de bolo e champagne
Obrigado por existires
Um beijo ... em TI!!!

(*)

Gala Dmitrievna disse...

eu voto no Telmo Correia. apenas por causa do olhar :)

Ana Luar disse...

Sabes Alexandre para mim o voto é algo tão demasiado importante que não vou escolher ninguém... Pk não acredito em nenhum dos candidatos. Sinceramente não acredito na sua disposição de tornar bela esta velhinha e outrora linda cidade cidade das 7 colinas.É com alguma tristeza que vejo esta cidade que é tb um pouco minha, velhinha velhinha... quando poderia ser cidade moça,ou até menina.

Beijo meu querido... Dsc a ausência mas estou de fériassssss e como tal as visitas são rápidas e curtas.:)

AEnima disse...

Mesmo sendo uma "gaja do norte" a cidade fascina-me. So vou poder passar ai um dia, mas da para matar saudades da luz e do ar.

Beijoca

Elsa Sequeira disse...

Alex!

eleições...pois...sabes oi nãos abes...sou um pouco alérgica, o pessoal só quer é tachos!!!


Beijitos!!!

José Manuel Dias disse...

Votar não é apena sum direito, é, nesta fase, uma grande responsabilidade.
Bjs

Sol da meia noite disse...

Neste momento, o que posso dizer acerca de Lisboa, é que sinto saudades...
Vivi três anos na Margem Sul e Lisboa era um pouco a minha cidade.(Já lá vão 17 anos...)
Hoje, estou cá mais pelo norte, mas espero que amanhã, Lisboa acerte no voto...

Beijinhos.

sonhadora disse...

Quem passa pelo teu blog fica sempre a conhecer muito mais.
Deixo-te beijinhos embrulhados em abraços

DELÍRIOS disse...

Recendi a perfume de flores,
Perambulei entre os pecadores,
Pedi perdão das culpas e dores,
Ao deus do amor com o pretexto
De ler nuns olhos o longo texto,
Em que a paixão fosse o contexto.
E foi com teu convincente canto
E o teu sorriso que é um encanto,
Que sequei, da busca, o pranto,
Que me fazia ser ondas de mares
Perdidas em estranhos lugares,
Até que me puseste em altares,
Cingindo-me forte pela cintura,
Beijando-me a boca com doçura.
Oh Deus! Quanto prazer e loucura,
Foi a transmissão da tua energia,
Incendiada pelo fogo da orgia
Que foi o nosso encontro nesse dia.
BJUS DE DELIRIOS....

Anónimo disse...

No teu poema
Existe um verso em branco e sem medida
Um corpo que respira, um céu aberto
Janela debruçada para a vida
No teu poema existe a dor calada lá no fundo
O passo da coragem em casa escura
E, aberta, uma varanda para o mundo.
Existe a noite
O riso e a voz refeita à luz do dia
A festa da senhora da agonia
E o cansaço
Do corpo que adormece em cama fria.
Existe um rio
A sina de quem nasce fraco ou forte
O risco, a raiva e a luta de quem cai
Ou que resiste
Que vence ou adormece antes da morte.
No teu poema
Existe o grito e o eco da metralha
A dor que sei de cor mas não recito
E os sonhos inquietos de quem falha.
No teu poema
Existe um cantochão alentejano
A rua e o pregão de uma varina
E um barco assoprado a todo o pano
Existe um rio
A sina de quem nasce fraco ou forte
O risco, a raiva e a luta de quem cai
Ou que resiste
Que vence ou adormece antes da morte.
No teu poema
Existe a esperança acesa atrás do muro
Existe tudo o mais que ainda escapa
E um verso em branco à espera de futuro.


Algo em que temos em comum.

BF disse...

Alexandre...
Lisboa continua uma cidade Linda. Mesmo que os problemas que enumeras sejam reais.
Mas uma cidade em movimento tem de ter obras. O problema é que temos sempre Cidadãos defensores dos altos valores de Cidade , caso de um que neste momento tens postado aí de lado como candidato, que fazem com que as obras que deveriam durar 1 ano passem a durar 2 ou 3. Só ainda o vi ter uma palavra defensiva da cidade certa, a ele e a mais um conjunto de ilustres. Foi quando na gestão João Soares, este quis fazer o elevador para o Castelo...
Depois temos mesmo os problemas que quando começa uma obra se depara e com os quais não se contava, a maior parte deles inerentes ao tipo de implantação da cidade, especialmente tudo quanto são obras na baixa.
A cidade estar a envelhecer e o tipo de politica habitacional de cidade que ao longo dos anos se tem feito em Lisboa, estou de acordo contigo, está totalmente mal errada. A baixar estar a ficar uma Cidade fantasma é uma preocupação. Não sei se só habitam 2 pessoas no Rossio, mas é preciso urgentemente reabitar a baixa da cidade. Moro em Lisboa. Trabalho em Lisboa. E respiro Lisboa. E hoje vou votar e, apetece-me fazer um- dó- li- tá, tal é o crédito que qualquer dos candidatos me inspira! Triste né???
Já agora sou de esquerda. Votei direita uma vez na vida. E não votarei mais por partidos mas sim por pessoas e pelas equipas. Completamente desacreditada nos nossos políticos. Não tenho palas. Sei olhar para os lados mesmo que tenha a ideologia na alma. Se vejo pessoas de esquerda a ter atitudes de direita e vice-versa, estou como os Xutos “O Mundo ao Contrário”... é melhor dizeres para parar senão vais ficar farto de mim. Não me calo mais
Lisboa...
Cidade que aprendi a amar desde os 16 anos. Quero viver esta cidade melhor.

BF disse...

Cidade luz
Branca, mármore em colinas
Altaneiras
Olhares saudosos de outras viagens
Velas ao vento, cruz cravada
Fé, paixão
Num leito feito rio.
Versada Pessoa,
Por Amália cantada
Mágica fuga de amores outrora...
Perdidos.
Batalhas travadas
Cidade mourisca...
Conquistada em nome de Deus,
Erguida...
Vestida do mar que por ti entrou
Levando teu sangue teu corpo e vida!
Renascida da força de
Lusos Amantes
Vistes passar Abril
Nas revindicações de Maio!
Menina ...chamada.
Rainha do fado
Em ruelas suspirado.
Por tantos amada
E tão esquecida
LISBOA ...Querida!

BF

(voltei só para te deixar um miminho do meu amor por esta cidade)
Desculpa.... Beijos
BF

Anónimo disse...

Olá

Sou de Lisboa e trabalho na Câmara de Lisboa.

Enquanto lisboeta estou completamente desiludida com as políticas sobre a cidade. Mas estou mais desiludida enquanto funcionária da CML.
Temo que quem ganhar estas eleições va continuar com a mesma política de trazer os amigos todos.

NO meu serviço tenho uma pessoa que ganha 3.500 euros e não faz nada, simplesmente foi lá colocado por conveniencia pol´tica.

O ordenado dele daria para pagar mais 3 ou 4 funcionarios que efectivamente trabalhassem e fossem uma mais valia para o serviço.
Por isso se diz que a camara tem funcionários a mais. No meu serviço não sei onde é que eles estão. Isto implica que não consegamos responder aos municipes atempadamente.

Infelizmente acho que esta situação vá continuar e que a quantidade de funcionarios vá aumentar novamente. São as pessoas que já cá estão e mais as outras que virão.

Jasmim disse...

Bom dia Alex
Esperemos que, independentemente da cor partidária, o presidente eleito hoje tome consciência que a cidade precisa ver resolvidos os seus problemas, para além da agenda política do governo.
Quanto à cidade em si, seria muito bom que as políticas urbanistas se virassem por devolver a cidade aos jovens. Não se pede que abandonem o crescimento da cidade, mas há espaço para todos.
Que bom seria poder andar ao fim do dia na baixa e ao fim de semana e encontrar casais jovens ali residentes.
Mas tal parece utópico...
Jasmim

Silêncio © disse...

Ainda bem que não tenho de votar!
LOL
Não vivo em Lisboa... ufaaaa

Mas sem dúvida que nada mudará...
Muda o presidente, mas a "porcaria" é sempre a mesma...

Um Beijo e obrigado pela Visita :)

Teresa David disse...

Como, embora tenha nascido em Lisboa, mas h� mts anos vivo na Margem Sul, deu-me prazer poder votar, mesmo que s� virtualmente, no candidato que elegeria para a minha cidade de nascen�a.
Bjs
TD

starxandra disse...

Moro no centro mas tenho família em Lisboa e todos os anos vou aí em Agosto matar saudades...
Obrigada eu por partilhares uma das músicas que mais gosto Lisboa Menina e Moça!
Boa semana para ti!
Beijinho!

ivone disse...

não voto não voto e não voto!

não me apetece ir ás urnas hoje!

sonhadora disse...

Desejo-te um bom domingo e deixo-te beijinhos embrulhados em abraços.

Anónimo disse...

Cada vez que temos eleições lembro-me dum velho camarada anarquista, meu companheiro da década de 1970, que dizia cheio de bom humor: «Não vale a pena votar, Dom Sebastião volta para a semana...».

Na altura achava imensa piada ao dito, hoje acho-o verdadeiro e pleno de virtude. Boa semana, caro Alexandre.

BF disse...

E agora com estes resultados?!!!! Previsões eu sei ...mas

BEijos
BF

Helena disse...

Pobre Lisboa....
E venho trazer os meus beijos domingueiros! ;)

Diário de um Anjo disse...

A CML precisa de grandes mudanças e de alguém que as consiga levar a cabo. Creio que não existem politicos em Portugal com bagagem suficiente para resolver problemas sérios. As dificuldades da CML são estruturais e originadas pela sede de cada partido que por lá passou. Anos e anos de uma filosofia: "isto é nosso, toca lá a gastar" acabaram com o que restava. Independentemente do que ganhar, os problemas da autarquia não irão ser resolvidos nesta geração, lamentavelmente.
beijinhos

Al Berto disse...

Viva Alexandre:

O António Costa ganhou.
Apostas em como ele vai ter um bom desempenho e, daqui a 2 anos, vai trabalhar para a maioria absoluta?
Vai ver o que é um político competente a trabalhar.
A menos que ele tenha mudado desde a altura em que com ele estava mais regularmente.
Vamos a ver o que vai fazer (deixar fazer) a maioria, da oposição, na Assembleia Municipal.

Um abraço,

A Flor disse...

Adoro a cidade de Lisboa... É UMA CIDADE LINDA.... apesar dos problemas que enumeras.... mas qual é a cidade que não tem nenhum?!...

Até casar... a cidade das sete colinas... foi a minha cidade... e a minha mãe vive no bairro da Madre Deus... Lisboeta de corpo e alma.... nascida no hospital S. José à 82 anos...

Eu voto para o presidente da Câmara de Sintra... quando chegar a altura para tal!!!.... eeheh

A esta hora já se sabe que ganhou o António costa.... não era o meu eleito.... caso votasse.... mas espero que ele faça grandes coisas pela bonita cidade de LISBOA... A VER VAMOS!!!! SERÁ???

Já tou como a Elsa diz, TODOS ELES QUEREM É TACHO!!! IH IH ESSA É A GRANDE VERDADE, VERDADINHA.... GOSTEI DO DISCURSO DA TUA CANDIDATA AGORA À POUCO... SIM SENHOR, TEVE CLASSE!! GOSTEI!!

Votos de uma excelente semana de trabalho e beijocas gordas da Flor :D

Ainda bem que correu tudo bem com o lançamento do segundo livro do António Paiva na Fnac.... fico feliz por ele! :-)


Flor

Al Berto disse...

Viva Alexandre:

Só para dizer que concordo absolutamente contigo.
A tua análise lá no Estados Gerais está impecável e reflete a realidade do que se passou.

Um abraço,

João JR disse...

vim deixar te um grande beijinho e....obrigada por este momento de uma musica saudosista, linda!!!!
Hoje é como estou...
Um abraço amigo

foryou disse...

Hoje só para te deixar um enorme beijo e um enorme obrigada *******

Alice Matos disse...

Querido ALEXANDRE,
Votar é um direito conquistado às custas de muita luta... muita dor... Não é algo que se leve de ânimo leve... Para além de um direito, é um dever de cada um de nós... que temos olhos para ver, boca para falar e uma lei que nos permite ter alguma voz...
Não consigo entender quem se demite desta responsabilidade...
Não entende mas procuro... respeitar... é o que me ensina a democracia... e o que me ensinaram meus pais...
Ufff (desculpa, tá?)

Por outro lado... Lisboa, apesar das suas problemáticas características, reflecte também um pouco do que se passa por este país fora...
Tenho esperança que algo mude... que mais não sejam pelas vozes que se juntam e que se comprometeram a não cruzar os braços... veremos...
Beijo grande...

GarçaReal disse...

Lisboa nossa cidade, nossa capital,
merece o que há de melhor.

bj

Cöllybry disse...

Olá meu querido amigo, venho agradecer as Tuas visitas sempre tão agradaveis e doces, politica por norma não comento...

Mas meu doce beijo Te deixo_______

Isamar disse...

E aqui li fundamentalidades.
Beijinhos

Kalinka disse...

�Quando a chuva passar,
Quando o tempo abrir,
Abra a janela e veja eu sou o sol.
Eu sou c�u e mar,
Sou c�u e fim,
E o meu amor � imensid�o.

S� quero te lembrar...�

NOTA: J� agora, poder�s dar-me a tua opini�o sobre Con�mbriga? J� visitaste as ru�nas?

Beijitos e boa semana.

AMIGO - melhor nem falar em resultados, pois parece que os lisboetas comem muito queijo e esquecem depressa o que este governo tem feito pelos cidadaos de Portugal...uma vergonha!!!

Um Poema disse...

Ficaste com tantas opiniões que, só para as analisares todas vais ter um enorme trabalho. rsrs

Um abraço

Pekena disse...

Eu vivo mesmo no centro da cidade e confirmo tudo aquilo que dizes Alex. Mas olha que já se tem feito muito desde a Expo 98 ao nível da remodelação de edifícios. Pelo menos aqui pelas minhas bandas noto muito a diferença.

Amo esta cidade linda e magnífica!!!

Filoxera disse...

O eléctrico parece acelerado. A foto está um espectáculo! É tua?