terça-feira, 3 de julho de 2007

O CARTEIRO JÁ NÃO TOCA 2 VEZES... NEM UMA!


Já não há carteiros como antigamente! Daqueles que iam ao fim do mundo para entregar uma carta ao destinatário! Mesmo com letras difíceis para decifrar ou com moradas incompletas... Mas hoje Bob Rafelson já não poderia realizar «O Carteiro toca sempre duas vezes» com Jack Nicholson e Jessica Lange porque o carteiro já não toca vez nenhuma...

Serve isto para dizer que há mais de dois meses que estou à espera de correspondência com conteúdo relevante para mim. Admirado pelo tempo que levava a receber as ditas cartas, dirigi-me ao remetente e fiquei a saber que todas elas foram emitidas... Só que ainda não chegaram ao destino, e, se calhar, nunca irão chegar! Mesmo que a morada esteja enganada há pouquíssimas pessoas com o meu apelido, não seria difícil descobrir!


Já não há carteiros como antigamente!!! Que saudades do Sr. João, o carteiro do tempo em que era miúdo, que se metia connosco quando andávamos a brincar na rua e que tinha sempre uma história para contar. Passei a admirar os carteiros desde aí! Afinal eles transportavam coisas importantes, em especial para a minha mãe: traziam cartas da minha avó, e sempre eles elogiavam a caligrafia com que a minha avó materna escrevia os endereços. Naquela altura o remetente era escrito por trás.

Hoje, não se pode confiar na maioria dos carteiros. Alguns passo por eles quando eles estão despejando as cartas nos correios individuais do prédio, digo bom-dia - como nos velhos tempos - e eles nem respondem! Novos tempos! Talvez por isso muitas revistas que vivem das assinaturas estejam a perder os seus assinantes porque não chegam ao destino... vá lá saber-se porquê!!!

(marco do correio fotografado por mim em Vendas Novas)

41 comentários:

Alê Quites disse...

Ah! Eu ainda alimento o bom gosto por cartas e embrulhos que chegam via correios.
Ah! Adoro o filme Cinema Paradiso que você mencionou no seu blog.
Beijos*

Alê Quites disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cusco disse...

Olá! Ainda me lembro de outrora o carteiro transportar uma buzina e quando chegava à “venda” , não tocava mas buzinava….várias vezes!
Um abraço!

Alice Matos disse...

Alexandre...
No Detalhes há um mimo para ti...
Depois passo a comentar. tá?
Beijos...

melga meiguinha disse...

Pois aqui em casa também acontece disso.
E quando trazem cartas registadas nem se dignam subir ao ~1º andar(com elevador) e obrigam-nos a deslocações aos correios.
Em Queluz, por exemplo, hà uma zona onde a correspondência é trocada quase todos os dias.
Mesmo reclamando não ligam nenhuma.
Penso que este trabalho já não é feito por pessoal dos próprios correios mas sim por tarefeiros com contratos precários que se estão borrifando para os transtornos que causam.

Beijocas.

A minha avó materna também era carteira e, mesmo lendo com alguma dificuldade, nunca deixou de fazer o seu trabalho com perfeição.

Joana disse...

É verdade também fez-me lembrar o carteiro do meu bairro e concerteza os carteiros não são com antigamente.
Outro dia recebi uma carta registada..o carteiro(a) tocou a campainha do meu prédio, acordou-me e ainda por cima vez-me descer de pijama para assinar porque ela não subia...por isso vai se lá saber porque!!:D

Joana disse...

ahhhh e beijocas para ti...equeci-me de por em cima :))

irneh disse...

Nem já na província há carteiros dignos do nome. Ainda há dias, a minha mãe recebeu uma carta que foi deixada na sua caixa de correio só porque o primeiro nome coincidia com o dela. Nada mais, nem no nome, nem na morada. Lá fui entregá-la ao dono, porque, apesar dos dois quilómetros que fiz, foi mais fácil. É que se a depositasse nos correios, voltaria para casa da minha mãe vezes sem conta.

Beijinhos.

mymind disse...

pois,esta nova geração é assim, looool
bjinhos!

Al Berto disse...

Viva Alexandre:

Sem dúvida... a questão do profissionalismo e da dedicação á profissão é tema corrente nas mais diversas áreas.
Isso também tem a ver com a avaliação profissional... que muitos não querem que vá para a frente.

Mas é inevitavel que vá... ou iremos continuar a ter "carteiros" nas mais diversas profissões que nunca entregarão "a carta a Garcia".

Passa uma boa semana.
Um abraço,

foryou disse...

Novos tempos... ou outra coisa...



Vendas Novas? :)

*Um Momento* disse...

Realmente
Cartas... carteiros... esta mmo mal isto..
Mas vá lá q eu ainda tenho a sorte de ter um bom carteiro... diga-se mesmo bom profissional
Gostei do texto
Um beijinho(*)

13 disse...

Um título perfeito!

Unknown disse...

ola...
pois este "post" esta fantastico
a foto esta um mimo...
a musica nao podia estar melhor...

quanto aos carteiros...acho que a informatizacao dos correios alterou muito a profissao e retirou aquele caracter tao pessoal de entregar uma carta...
pessoalmente continuo sempre a enviar e a esperar correio; chego a verificar duas ou tres vezes durante o dia (ele tem dias...tambem nao sou doidinha... as vezes espero mesmo correio)
gosto de escrever cartas, postais e gosto muito, muito de receber correio!

beijinhos

Anónimo disse...

É bem verdade o que dizes! Mas não é só nesta profissão que o profissionalismo já viu melhores dias! Começo a achar que vai sendo um mal geral... infelizmente!

Que saudades eu tenho das longas cartas manuscritas que nos chegavam de longe...

Bjs

Olga disse...

O meu carteiro não passa despercebido porque é um pedaço de mau caminho!lol

bjs.

R. disse...

pois eu cá cresci no meio deles,os meus pais foram chefes de estações de 2 correios,e era uma festa...delirava quando eles me levavam na moto atrás,ou quando me deixavam carimbar os envelopes..do que tu me foste lembrar :D

beijooo

Páginas Soltas disse...

Ai, as memórias que voltam sempre!!

Recordo-me com nostalgia, pela vinda do carteiro que me trazia uma carta, todos os dias, do meu ( então) namorado...e hoje marido...

Certamente que o conteúdo, uma carrada de mentiras :)... e eu delirava com elas!

Engraçado... ocorreu- me que o carteito tinha o nome do homem que aturo há 34 anos. lololol

Beijinhos da

Maria

irneh disse...

Então o carteiro já tocou hoje? Se calhar para trazer alguma carta com impostos para pagar! É só para o que eles tocam!!!!

Beijinhos

HelloCátia disse...

olaaaaaaaaaaaaa

pois é alexandre, os tempos vao passando e tudo muda!!!
Ja nada é como antes!!

Um beijinho

Sei que existes disse...

É verdade que muita da correspondência não é entregue por falta de interesse dos carteiros actuais!e raramente são chamados à atenção!
Uma vez, num outro apartamento em que eu vivia, o carteiro resolveu por uma carta importante debaixo da minha porta, em vez de a colocar na caixa de correio ou deixar o postal para eu a ir levantar aos correios, escusado será dizer que a minha cadela mordeu a carta! Fui reclamar aos correios, mas nem sequer vi um ar de admiração por parte deles, ou seja, deduzi que é normal fazerem isso apenas porque lhes apetece!...
Parece que cada vez o brio profissional é menor e a inresponsabilidade maior!!

Alexandre disse...

Tem coisas, que ao desaparecerem, levam com elas um pouco da nossa infância; daquele mundo tão nosso, em que tudo era tão perfeito...
Não achas?

Muitos beijinhos.

Isabel Filipe disse...

pois aqui em Azeitão acontece a mesma porcaria ...

de há cerca de um ano para cá a distribuição passou a ser feita por Sesimbra ... que como fica longe daqui ... vem cá só quando lhe apetece ... telefonei a reclamar com a Chefe de Distribuição de Sesimbra ... que se defez em desculpas ... não consegue fazer nada ...não tem pessoal ... só tarefeiros, que aparecem quando lhes dá na gana ...
acabei por ficar com pena da mulher ....
desculpa a expressão mas vivemos mesmo num país de merda ....
sabias que os CTT venderam a frota toda de veiculos e depois foram alugá-los à empresa a quem os venderam????

bjs

Fay van Gelder disse...

Olá Alex,
Como eu concordo contigo, onde eu moro é um caos a tal ponto que coloco em tudo a morada dos meus pais, para não me chatear +.

Bjo e Bom resto de semana

Maria disse...

Alexandre

Há bons e maus profissionais em todo o lado, em todas as profissões...

O problema é que este país está a nivelar por baixo, há muito tempo, e não faz nada para alterar... porque quem nos (des)governa também está nivelado por baixo....

Beijinhos

Anónimo disse...

A partir do dia que o Carteiro deixou de se chamar Sr António e passou a ser o funcionario nº ... da empresa CTT, no comments!!!

Isamar

vieira calado disse...

Quando se trata de coisas dessas, já nada era como já foi!
Embora haja uma ou outra excepção. O meu carteiro é porreiro...
Um abraço

sofialisboa disse...

é o futuro mesmo, sabias que antigamente os carteiros eram uma profissão de prestigio? hoje isso já não acontece...quam vai para carteiro hoje é porque não arranja outra coisa e logo que arranje qualquer coisinha vai-se embora...são empregos muito mal pagos. só tenho pena que não tenhas recebido a tua correspondencia, se calhar devoias ter dado o teu email...bjs sofialisboa PS: obrigada pelas tuas palavras são sempre muito especiais

Ivy disse...

Olá. Esta é uma das tantas perdas do mundo moderno...Tantas coisas boas que se perderam...Um abraço!

Maria disse...

Recebi outra "Página 161".
Deixo-ta aqui para continuares....

Beijinhos

DairHilail disse...

oh...as cartas que não chegam...espero que não sejam de amor...
~ beijo para ti

Paulo disse...

Hoje, de facto, já não existem carteiros com o perfil dos "velhos" carteiros. Hoje existem funcionário a termo certo com os quais não há uma «relação» de muitos anos, logo não vemos no actual carteiro o equiparado a um familiar.
É a nova ordem social...no seu melhor.
Abraço

Teresa David disse...

Vi h� mts anos em reprise o original do carteiro toca sempre duas vezes com a Lana Turner, que � mto mais er�tico, embora menos explicito, do que o remake.
Bjs
TD

turbolenta disse...

Desde que os CTT trabalham com pessoal contratado(- tarefeiro), que hoje trabalha aqui....amanhã ali..., o serviço já não é como era dantes. Antigamente havia brio no bem desenvolver a sua actividade profissional. Os carteiros estavam atribuídos a determinadas zonas e era ali que permaneciam por largos anos. Conheciam todos os moradores pelos nomes e não havia trocas de correspondência.
Hoje tudo é diferente:Cartas trocadas com moradas correctas.Outras que nunca chegam ao destino . ( e se for postais com selo, vindo de outros países....)então:reclamações há muitas!! Não foi ninguém! Todos mexem! Ninguém sabe de nada!
Quer seja correio azul , verde ou amarelo, demora tanto como se tiver outra qualquer cor!
Só o pagamento difere!
Os CTT prestam um mau serviço .
Mas.... casa onde não há pâo...todos ralham e ninguém tem razão!
bom fim de semana

Unknown disse...

Buenas noches!
=)

1º- As libelinhas sao os insectos mais fotogénicos de sempre! TEnho de mostrar uma foto tirada pelo meu cunhado! Poderosíssima. =)

2º-Obrigado pela visita inesperada, é sempre bom recerber em "nossa casa" amigos dos amigos. =) Peço imensa desculpa mas tive de apagar o post. Contudo, não me entristeço em demasia pois penso contar consigo por lá mais vezes =D

3º- Carteiros. O problema é que agora há bastante falta de profissionalismo, não em todo o lado, mas em demasiados sítios. Percebe o que quero dizer?
Enfim...

Linkei o Fundamentalidades, espero que nao haja problema. * saudações bloguistas*

Susana Pinto disse...

Pois é já não há carteiros como antigamente.
Há muita má organização nos CTT, e simpatia não há nenhuma!
Gostei do teu blog.
Se quiseres passar pelo meu Jardim de Sonho serás sempre bem-vindo.
Beijos.

A Flor disse...

Olá amigo Alexandre,

Estou de regresso... e que saudades eu tinha de te visitar.... de vos visitar... com tempo!!... :)
E tu, já foste de férias?
Apanhei um tempo espectacular. :))


Quanto à foto, gostei imenso.... sempre gostei de caixas de correio como a da fotografia... pena é que já quase não se encontrem..... e sendo vermelhas... melhor ainda! ehehehe (vermelho=benfica ih ih)

Por acaso na zona onde moro, no Cacém, felizmente não tenho tido problemas com a distribuição do correio... até agora!!!.... daqui para a frente.... nã sê!!!!

Quanto ao profissionalismo dos actuais distribuidores de correio dos CTT..... são bem piores do que os "tradicionais" carteiros... que nos deixam tantas saudades!!!....

Beijocas floridas da tua amiga Flor

E uma boa semana de trabalho, que Deus te abênçõe e guarde, AMIGO. :))

desculpeqqc disse...

Infelizmente acho que a razão te assiste no teu comentário.

Rui23 disse...

Um Carteiro da actualidade...
Boas! Tenho 23 anos e sou carteiro a cerca de 6meses, vejo aqui muitos comentarios pessimistas quanto aos carteiros actuais, nao digo que nao tem razao mas ha muitas coisas a ter em conta, hoje em dia existe muito mais correspondencia em relacao a uns bons anos atras. vejam la alguns exemplos...tv cabo, servidores internet, companhias de seguros, revistas, revistas de venda de artigos(la redoutte, venca...) revistas relegiosos, as tais de "ganhou 1milhao de euros", publicidade (com e sem destinatario) etc etc...
Claro que o grande problema na destribuição nao se deve a quantia nem ao tipo de carteiro de hoje em dia, mas sim ao tempo em que cada carteiro permanece na area de destribuiçao. obivamente que trabalhando varios anos numa so area a actividade tornasse muito mais eficaz e com uma qualidade bem superior, mas atencao que existem muitas situaçoes em que ocorrem má destribuiçao por culpa do proprio correspondente em nao se interessar minimamente em aplicar a morada correcta na sua correspondecia (como as tais cartas de luz, agua, gaz, as "constates")
Mas prontos o meu objectivo nao era criticar mas sim simplesmente referir o que eu como carteiro actual faço.
Faço destribuiçao a cerca de 2000 correspondentes numa area de cerca de 37,00km2 (informacoes do wikipedia) demoro cerca de 25min para chegar a minha area de destribuição (de carro). Sei que não é uma area com uma população elevada mas tem um "se nao", a correspondencia que eu recebo e as casas a onde eu as vou destribuir tem uma coisa em comum...a inexistência de numero, ou seja, tenho o enorme desafio mental de ter que memorizar as tais cerca de 2000nomes e saber os seus destinos,o que inicialmente é extremamente stressante, ao ponto de "sonhar com cartas"(atençao que isto é algo que acontece sempre que alguem inicia uma nova area, nao so a mim), faço tudo quanto possivel para passar nos sitios todos e entregar a correspondencia toda (passo o dia todo a correr) infelizmente ha sempre um dia ou outro em que nao é possivel passar neste ou naquele sitio para entregar a correspondencia toda (azul, registos, expressos nao podem ficar por entregar), mas no dia seguite o resto sera entregue.
Apezar de andar sempre cheio de pressa porque 5min faz de facto uma grande diferença tenho sempre tempo para dar uma palavra amiga ou alguma palavra de conforto. Nunca discuti com alguem para colocar caixa de correio na sua casa, simplesmente pergunto onde querem que deixe (normalmente é debaixo da porta ou no tapa-sol) e no dia seguinte la estará. Muitos comentarios que li nao se baseiam na actividade em si mas sim em questoes de personalidade, o que nao se fica so pelos ctt mas em todas as areas e actividades laborais distribuidas pelo pais.
quanto a um comentario que li sobre o prestigio de ser carteiro, acho que isso se mantem talves nao tanto como a uns bons anos atras,mas penso que isso se baseia na constante mudança e contrataçao de novos trabalhadores pois da a ideia que qualquer pessoa o pode fazer logo prestigio tem vindo a diminuir. Quanto a outro comentario referindo o salario acreditem que nao é nada mau :) Apezar de ser so um carteiro contratado tenho adorado o que faço e acreditem que é de facto muito desgastante fisica e mentalmente. So tenho a agradecer aos ctt, qualquer coisa nao hesitem em comentar

Anónimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis sans ordonnance
http://commandercialisfer.lo.gs/ prix cialis
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis 20 mg costo
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis comprar

thais souza disse...

Uma pena que hoje em dia a profissão do carteiro não seja tão reconhecida como deveria ser.