sexta-feira, 20 de julho de 2007

GOSTO MUITO DE IR A REPARTIÇÕES PÚBLICAS!!!

Ali estou eu na fila, com o n.º 4, quase a ser devorado pelos ferozes funcionários!

Há uns anos atrás tinha verdadeiro pânico das repartições públicas e outros serviços que tais. Abominava os funcionários temíveis - quais adamastores - que estavam do lado de lá do balcão! Mas, tenho vindo a mudar a minha filosofia: agora vou de bom grado a uma repartição pública, aos correios, às EDPs, ao Gás, à TV Cabo... Aliás, quando não tenho nada para lá fazer até peço aos meus amigos um qualquer papelito que eles tenham para tratar... Adoro tirar uma senha, ver que tenho dezenas de números à minha frente e esperar... esperar... esperar... Já explico porquê!

Mas as repartições de Finanças agora são um logro! Então, não é que da última vez só esperei meia-hora? Dantes é que era bom, o tempo de espera nunca era inferior a uma hora! Bom mesmo é a Segurança Social: 2 horas de espera é o mínimo garantido! E o que dizer da DGV (Direcção Geral de Viação)? Um «must»: 3 horas para levantar um documento... e haviam lá pessoas que já iam nas 5 horas de espera! Sortudos!

Até os correios estão incluídos nos sítios que eu gosto de frequentar: um dia destes estive na bicha 40 minutos para comprar um selo. Está bem, eu sei que têm máquinas mas estavam fora de serviço! A estas repartições paradisíacas há que acrescentar os atendimentos na EDP, no Gás, na TV Cabo, na TMN, na Vodafone, na Optimus, nos Seguros, até nos bancos! E não me refiro à Caixa Geral de Depósitos: muitos outros bancos já lhe seguem o exemplo e, mesmo naqueles que dantes era chegar e andar, agora concedem-nos muitos minutos de ar condicionado... atenção, o ar condicionado por enquanto está incluído na taxa de manutenção de contas que os bancos agora cobram, mas em breve deixará de estar!

Só há um lugar onde se espera muito e onde eu não gosto de ir! São as urgências médicas! Mas se lá tiver que ir tento tirar o melhor partido para eles não se ficarem a rir! Da última - e única - vez que fui a uma urgência num hospital esperei 7 horas. Foi bom, foi muito bom mesmo, não sei se foi bom para os dois, mas para mim foi: e isto porque acabei de ler um livro que estava a ler há muito tempo, comecei a ler outro, escrevi vários posts para o blogue e fiz muitos amigos (até troquei o telemóvel com outra pessoa!).

Pois é, como já devem ter percebido, adoro ir para as repartições públicas, tirar uma senha, ficar eternamente à espera, pois assim tenho a certeza que vou conseguir ler sem ser interrompido, vou conseguir concentrar-me para escrever, posso falar com pessoas, ouvir os desabafos delas e, principalmente... consigo perceber como anda mesmo este país real!!! Ah, já me esquecia de dizer: este post foi escrito numa sublime e paradisíaca Conservatória... Bom, não tinha ar condicionado nem bancos para as pessoas se sentarem, mas... isso são pormenores sem a mínima importância!!! Ah, outra coisa: sobrevivi!!!

32 comentários:

Sol da meia noite disse...

Alexandre, este texto é surreal!

Onde foste buscar esta boa disposição... para tal texto?
E onde a vais buscar para reagires assim a tais situações?

Só podes andar de bem com a vida...
Este vento do norte...


Beijinhos!!!

Isabel Filipe disse...

Soberbo este teu Post ...

está 500 estrelas....

como eu te entendo ....


fez esta 2ª feira oito dias, estive na Loja do Cidadão em Lisboa, na Segurança Social, 5 horas .... somente para entregar o meu NIB.

beijinhos e bom fim de semana

Al Berto disse...

Viva Alexandre:

hummm... desta vez estamos em sintonia de pensamento.
É por isso que o país está a mudar... a mudar para melhor.
Há por ai muita gente que gostaria que tudo continuasse na mesma mas... não vai ser assim.

Vai lá ao EG vêr porque nada vai ser como dantes.
Ainda vai demorar mas... irá mudar.

Bom fim de semana.
Um abraço,

Suspiros disse...

Este texto com esta musiquinha (la, la, la...)... Sinto-me novamente a viajar nos autocarros de Lisboa (entidades privadas que prestam serviço público, portanto...) a levar cotoveladas e encontrões enquanto tento respirar por cima de (quase) todas aquelas cabecitas mal humoradas!... Ufa!
:D

Páginas Soltas disse...

Olá Alexandre,
Sorrio com o teu post... Está com um humor incrível!

Estava a precisar dum momento assim!

Ahh... Fui Fp, durante trinta anos e não me apercebi do sofrimento do público! Talvez... Por não estar a lidar directamente com ele( público)!

Bom fim de semana
Beijos da

Maria

Marta Vinhais disse...

Pois é - sobrevivemos...E tiveste muita sorte a máquina para tirar senha não estar avariada.. Aí é o caos!!!!!!!!!
Na última vez que fui ao Hospital, em Abril passado, apesar de ter fita verde (longa espera), talvez por não ser uma especialidade muito "procurada", só tive que esperar uma hora.
Foi uma sorte; pois já aconteceu entrar no Hospital às 19h e sair às 3h da manhã ou acabar por ficar lá a noite inteira em observação e isso não é nada agradável...
Beijos e abraços
Marta

Anónimo disse...

Não menorizando em nada os outros teus textos,este para mim é um dos melhores ;)tá o máximo!
bom fim de semana,um beijo grande

irneh disse...

Gosto deste texto, pela ironia bem conseguida.

Bom fim de semana.

Beijinhos

Unknown disse...

nem me fale em repartições públicas e afins, bancos, ctt, etc enfim...
um abraço

A Flor disse...

Tens mesmo "veia de escritor", meu bom amigo lol lol
Não é que escreves um óptimo post numa conservatória???!!! vai lá vai!!! Os sentimentos por ti descritos no post... vão de encontro ao que eu também sinto em circunstâncias identicas...

Bem, por hoje, "MI BOI".... deixo-te votos de uma BOA NOITE e que tenhas um grande FIM-DE-SEMANA.

Um gelado de caramelho com cobertura de chocolate.... é o que te deixo hoje.... :)

Fica bem amigo :D

Flor

BF disse...

Mesmo que escrito numa Conservatória, está demais. Tanto humor sarcástico para traçar uma imagem do verdadeiro serviço público.
Estou zangada! HUMMMMMMM
Bem... vou ter cuidado, fixar a tua cara ... e, quando fores ao meu serviço, vou te castigar:

Serás atendido num minuto... não vais ter direito a espera;
Se quiseres ar condicionado terás de instalar um em casa:
Vou afixar um cartaz a dizer "PROIBIDO LER NAS FILAS DE ESPERA"

hummmmmmmmmmmmmmm

Beijos
Bom fim-de-semana
BF

Cusco disse...

Olá! Deixo-te um abraço e o desejo de um bom fim-de-semana! E já agora não seria bom que todas as repartições citadas estivessem abertas ao sábado e domingo para que lá passarmos uns "momentos" agradáveis?

Até breve

veritas disse...

Olá Alexandre!

Estive ausente esta semana. Chego aqui e sou recebida com mais uma magnífica postagem. Bem realista. Partilho inteiramente contigo.

Bjs. Bom fim-de-semana.

Alice Matos disse...

Bem Alexandre,
ia-me dando uma coisinha má, pensando que o meu amigo tinha enlouquecido...
Depois... tentei entrar no espírito da coisa e até prometi a mim mesma tirar partido dessas situações que me causam uma irritação medonha... Pois é... vou tentar mentalizar-me para usar melhor os tempos de espera...

Outra coisa... será que serei a única a sentir a desmesurada prepotência que as pessoas assumem atrás de um balcão de atendimento??? Tenho a minha própria teoria para tentar explicar esse facto... mas gostaria de saber primeiro a tua opinião...

Um beijo...

Joana disse...

que texto tão encantador:D
o seu sentido de humor..ficou fabuloso!!
e quanto as repartiçoes públicas...é sempre agradavel...é uma loucura...eu também nunca perco a oportunidae de visitá-los e esta cada vez melhor( pior:D)
e por falar em urgencias de hospital, certo dia, fui lá parar com uma otite uma dor insuportável, paguei a taxa de urgrncia, e resolvi vir me embora, a dor era tanta e o atraso de atendendimento tão rápido que não resiste e resolvi ir ao um médico particular o que é sempre agradavel tendo em conta o preço da suas consultas..mas ja não conseguia suportar mais...e assim esta o nosso país!!
amigo..um bom dia para ti e aquela beijoca doce

Shelyak disse...

Que bem que sabe ler um texto destes, realmente, Alexandre! Boa!

Mas sabes, eu vou arranjando maneiras de ultrapassar essas chatices, aliás algumas iguais às tuas: a)ir, sempre que possível, a horas em que possa não estar muita gente b)levar sempre alguma coisa para ler c)levo por vezes o portátil que tem ligação à net (de operadora telemóvel). Ah! mas quando é o caso, tenho que procurar um lugar para sentar onde tenha perto uma tomada de electricidade pois, com o tempo de demora, a bateria vai-se.

Mas já existem bastantes serviços que se podem tratar pela net e aí tenho aproveitado bastante.

Bela música que aqui tens, Daydream :)

Abraço para ti!

zetrolha disse...

Eu gosto de repartições públicas mas noutra perspectiva:não há dia em que aquilo não se transforme no mercado do Bulhão.Os velhos a discutir são do mais castiço que há na vida.E quando há lostra por causa de quem é a vez de quem,então,nem se fala.
Importante:eles também sobrevivem.

Maria P. disse...

Excelente post! E a música, humm... Maravilha!

Beijinho bom fim de semana*

Anónimo disse...

Olá amigo querida, desmistificas-te muito bem estas coisas das senhas...adarei ler...

Meu doce beijo

irneh disse...

Mas como é que tu arranjas sempre a música ideal para o que escreves?
Beijinhos

Kalinka disse...

Alexandre, �s �nico!!!
Tens uma imagina�o para posts sensacionais. Parab�ns.

Meu post derradeiro ser� a entrega de trof�us a todos os amigos/as que fiz atrav�s da Blogoesfera.
Tamb�m �s nomeado/a.

Em v�speras de �fechar a porta� do meu blog, venho desejar um �ptimo domingo.
Boas F�rias.

At� sempre.

jguerra disse...

Mas que boa descoberta fiz e ainda por cima com este post. sinto exactamente o mesmo quanto às repartições. Nunca achei perda de tempo Ah!Ah!Ah!

Abraço

Olga disse...

Fantástico este post!
Gostei muito mesmo de o ler.
Beijos.

Um Poema disse...

Esta crítica oportuna, bem conseguida e com humor, merece aplauso.

Um abraço

turbolenta disse...

Uma descrição perfeita!
O meu passatempo favorito é ir a Repartições Públicas...Um mimo!!
Adoro! Adoro! Adoro!
Acabo por vir :calma e devidamente esclarecida.Depois...ainda acho que têm sempre razão no que dizem(aqui estou a referir-me às Finanças)....ah...........lembrei-me :tenho de ir vasculhar os recibos de largos anos da SETGÁS...É que eles disseram que me fizeram o crédito da caução que me cobraram....e eu não dei por nada!!
E agora tenho recibos de 10 anos para ver!
Caramba!
Mas....como são eficientes e certinhos, se calhar o engano é meu!!
já não sei...não!
boa semana

Lusófona disse...

Eu tenho pavor de repartições públicas, nos tratam como se estivessem fazendo um favor, nos tratam mal e ainda debocham....

O texto está fantástico! :)

Beijos

Elsa Sequeira disse...

Alex!

este teu post deixou-me suspensa...sem palavras e...adorei, adorei, nunca tinha pensado nesses pormenores, porque quando voupra esses sítios já vou sempre á beira de um ataque de nervos ahahahah!!! Mas prometo que da próxima vez me lembrarei de ti!!!


Beijinhos!!!!

GarçaReal disse...

Ainda não tinha lido este texto.
Mas não resisto a dizer que está sublime...É tão real, tão real que tive que rir.
AH...esqueceste uma boa(esta foi comigo)...as Juntas médicas...Onde somos atendidas por médicos sem ser da especialidade(tm depois de mta espera)e olham para nossa cara e dão-nos de óptima saúde...(1 dia depois entrei em coma).


bjgrande

Cristina disse...

Ena... que sorte impressionante. A última vez que tirei uma tarde para ir à Segurança Social a Leiria - pedir o cartão médico europeu - "só" estive 40 minutos à espera... até fiquei surpreendida com a rapidez. E mais... com a simpatia da senhora que me atendeu. Foi, honesta e seriamente, um espectáculo!

Beijo beijo

Gio disse...

lolololol adorei este texto... está sublime!

Serenity disse...

Coneheces a S.f.o.a? Eu tambem já lá andei a dar passinhos de dança!

Filoxera disse...

Ainda bem que sobreviveste, para nos presenteares com uma escrita fabulosíssima.