segunda-feira, 16 de julho de 2007

ARTE-TERAPIA, MASSAGENS E OUTRAS TERAPIAS!

Hoje venho falar-vos de Arte-Terapia? E o que é a Arte-Terapia? É um método psicoterapêutico que integra a expressão criativa e artística, indicado e eficaz em todas as situações do foro da mente e psicossomático. Pode decorrer em sessões individuais ou em grupo com objectivos diversos: terapêuticos, vivenciais e educativos.

Falo-vos também da Musicoterapia. Como o nome diz tem a ver com a utilização do som (musical ou não) como agente terapêutico privilegiando formas de comunicação não verbal e a expressão emocional.

E o que dizer da Massagem Psico-Energética e Bio-Dinâmica? É um tipo de massagem que pode ser utilizada enquanto parte de um processo de tratamento psicoterapêutico ou simplesmente como um meio de relaxamento e revitalização energética. A Massagem Shiatsu, por seu lado, proporciona uma prática de re-educação física e mental através da sensibilização de todos os pontos energéticos do corpo, ajudando a combater dores na coluna, distúrbios gástricos, enxaquecas, nervosismo, insónias, stress, etc.

Por falar em stress, existe também o Tratamento do Stress Pós-Traumático, o Relaxamento, Fantasia Guiada e Técnicas Respiratórias - o Relaxamento diminui a tensão muscular, o stress psíquico e proporciona um melhor controlo do corpo e da dor; aliado à fantasia guiada estimula a descoberta pessoal; quanto à respiração, esta pode ser um poderoso tranquilizador da mente e do corpo.

A Hipnose Clínica e o deixar de fumar podem ser associados. A Hipnose é um estado psico-fisiológico induzido, caracterizado por uma sugestabilidade aumentada, estado esse que facilita o acesso ao inconsciente.

Pois bem, todos estes tratamentos e aconselhamentos podem ser obtidos com a Dra. Isabel Marçano, membro da Société Internationale de Psycopathologie de l' Expression et de Art-Thérapie (SIPE), da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia (SPAT) e da IMAGINAL (Associação Portuguesa de Hipnose Clínica).

Todos os esclarecimentos necessários podem ser obtidos através do telefone 96 836 0047, do e-mail: helparte@gmail.com ou na Rua Luís Cristino da Silva, Lote 238, 5ºC em Lisboa (na Belavista, perto das novas instalações da RTP).


As fotos foram feitas por mim numa sessão colectiva de Arte-Terapia.
A música de Sarah Brightman também tem a ver com estas técnicas.

44 comentários:

Sol da meia noite disse...

Cada vez mais, o teu blog me surpreende, Alexandre.
Só de ler os textos, parece que me senti relaxada...
Mais uma vez, aquilo que nos passa ao lado...


Beijinhos.

Elsa Sequeira disse...

Alex!!

Senti-me de facto relaxada com toda esta terapia...e a música...sim! sim! também faz parte da terapia!! espéctaculoooo!!

beijinhos!!!

irneh disse...

Aqui ao Alentejo chega apenas a musicoterapia, via Fundamentalidades! E já não é nada mau...

Beijinhos

irneh disse...

Aqui ao Alentejo chega apenas a musicoterapia, via Fundamentalidades! E já não é nada mau...

Beijinhos

silvia disse...

Passei tipo furacão para te deixar um beijo enorme.

silvia disse...

Passei tipo furacão para te deixar um beijo enorme.

Sei que existes disse...

Muito obrigada por essa informação tão importante!
As fotos estão óptimas!
Passa pelo meu blog, tens lá um desafio...
Beijos

Cristina disse...

Depois disto... uma massagenzita vinha mesmo a calhar :)

Beijinhos grandes e boa semana

cacharel disse...

Tu Alex sempre a nos surpreender...

Aqui no Funchal eu vou continuar a me maravilhar com as tuas FUNDAMENTALIDADES... faz-me bem! ;)

Obrigada por partilhares coisas tão importantes.

Beijo perfumado*

Anónimo disse...

SÍNTESE DE EXCELÊNCIA NA APRESENTAÇÃO DA ARTE-TERAPIA E OUTRAS TERAPIAS PSICO-CORPORAIS. ESPERO K OS LEITORES APROVEITEM PARA EXPERIMENTAR. O CAMINHO DA FELICIDADE PASSA TAMBÉM POR CUIDARMOS DE NÓS. E CUSTA TÃO POUCO!

Isabel Filipe disse...

óptimo post...
sem duvida relaxante.

gostei

bjs

Cristina disse...

Nao conhecia, mas vejo que realmente deve ser relaxante!

O teu blog cada vez esta mais informativo, parabens pelos posts

:)

beijinhu

Unknown disse...

Acredito plenamente quer na arteterapia, quer na musicoterapia. Estou muitas vezes a fazer desenhos simples com a minha filha, e a paz interior que esses momentos nos transmitem.

Já a música é uma velha companheira minha!!

;)

sonhadora disse...

Hoje vou deixar o 100º post. O meu obrigada é para ti e para outros(as) que, como tu, compreendem e mimam os que querem, gostam e ainda são capazes de sonhar.
Beijinhos embrulhados em abraços.

sonhadora disse...

Hoje vou deixar o 100º post. O meu obrigada é para ti e para outros(as) que, como tu, compreendem e mimam os que querem, gostam e ainda são capazes de sonhar.
Beijinhos embrulhados em abraços.

Joana disse...

amigo alexandre, que bom é entrar no teu blog e relaxar, aprender e sorrir.
de cada vez que por aqui passo aprendo algo..é muito bom mesmo..mais uma vez meus parabéns.
beijocas muuuiiiitass!!

Suzy disse...

Só a musica, relaxa. Bom blog e bom post. Parabens

BF disse...

Mesmo este centro ficando muito proximo de onde habito para terapia chega mesmo a parte musical. Com ela consigo tudo....

Beijos

BF

A Flor disse...

Mesmo pessoas que não tenham qualquer jeito para desenhar, podem praticar este tipo de terapia???!! lol lol é que se eu desenhar.... estrago logo a terapia do resto do grupo!!!! lol lol

Já agora, arranjas umas sessões grátis para os amigos? descontos?

Gostei imenso da música.

Tu dizes que tiraste a foto, pergunto-te, também participaste na terapia, ou estavas como mero fotógrafo?

Hoje estou muito cansada, mas deixo-te um beijo relaxante cheio de carinho da Flor

A Flor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
R. disse...

Nem imaginas o quanto este teu post foi importante para mim..vou já tratar de saber pormenores..

tu ensinas-me Alexandre,ensinas-me muita coisa,obrigada :)

beijinho

Gala Dmitrievna disse...

eu é ke precisava de uma massagem pelo corpo todo LOL. vai ser quinta, já está marcada :)
acho mt bem tudo o ke seja ligado às artes e acho mt bem ke as pessoas se curem doa males verdadeiros e dos inventados com coisas naturais

beijinhos

Lia disse...

A voz da Sarah só por si já relaxa...
A escrita acaba por ser a minha "terapia"...

Um beijo já com saudades

Olga disse...

Deveras interessante!
Já tinha lido sobre o assunto, mas gostava de saber mais, principalmente a terapia ligada à arte.

Eu conheço muitos dos meus alunos, da sua vida, dos seus sentimentos pelos seus desenhos, pelas cores.

Cumprimentos.


Nota: Passe pelo PróProf!

Anónimo disse...

OLÁ! GOSTEI DE ENTRAR NO TEU BLOG E DE VÊR AS COISAS BELAS K TENS PA ENSINAR AOS TEUS LEITORES K TE VISITAM.EU TMB TENHO UM BLOG COM POEMAS FEITOS POR MIM E ALGUMAS FOTOS MINHAS TMB. SE KISERES DÁ UMA OLHADA.
HTTP://PAIXOESEENCANTOS.BLOGS.SAPO.PT
BJO
CARLA GRANJA.

Dark disse...

Para mim, qualquer tipo de arte é uma terapia. Escrever, pintar, cantar, etc., aliviam-me bastante! :)

E este post está bastante interessante! Ainda existem muitas pessoas que não têm conhecimento deste tipo de terapias... Acho que este tema ainda "passa ao lado" da sociedade.
Mas não existem melhores métodos que estes! :)

*

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
deep disse...

Actividades interessantes, sem dúvida, úteis a para todos, sobretudo para quem tem mente aberta! Só é pena que não cheguem a todo o país!

Bom resto de semana. :)

Bjs

Catarina Alves disse...

Parabéns Alex,

tens colocado post muito bons.

Beijinho

Nani

P.S.: Por acaso não há pra aqui um massagista ou assim...? ;) hihi

Diário de um Anjo disse...

Eu adoro fazer bricolage para desanuviar o stress. Portanto, creio que todas essas terapias terão a sua utilidade...
Usar a mente em algo que nos dê prazer é algo que não devemos jamais abdicar!!!
Beijinhos

Anónimo disse...

Olá
Passei por aqui através do blog da minha linda amiga cacharel...
Se alguma vez tiveres disponibilidade escreve algo sobre Regressão, para mim é uma meta pessoal a alcançar.
Se leres este comentário e quiseres partilhar alguma informação comigo ficar-te-ia muito grata.
o meu e-mail é paulinaproenca@gmail.com
Um abraço
paulinaproenca

Unknown disse...

A pintura para mim tb é uma terapia, esteve arrumada durante dois anos e agora fui buscá-la.
Cada vez mais o Ser Humano precisa de se sentir ocupado e arranjar alternativas ao dia-a-dia.
um abraço
brisa de palavras

Pekena disse...

Excelente informação!!
Nunca tinha ouvido falar deste tipo de terapias e pareçe-me muito interessante.
Com esta doença do século XXI - o stress - parece que estas terapias são essenciais para que os indivíduos possam relaxar no seu dia-a-dia.

Eu também estou a precisar. Desde que tive um ataque de pânico que ainda não consegui ultrapassar essa barra do nervosismo.

Um beijo grande Alex!!

Alê Quites disse...

Isso! As pessoas precisam descobrir o prazer das pequenas coisas. Atividades, sempre!
Beijos*

Alê Quites disse...

Isso! As pessoas precisam descobrir o prazer das pequenas coisas. Atividades, sempre!
Beijos*

Lusófona disse...

Oi Alex!!

Você sempre nos traz temas variados, é por isso que gosto do teu espaço :)

Eu não vivo sem música, e a escrita, pintura e qualquer artesanato para mim é uma terapia... adoro!

Beijinhos e uma linda semana

un dress disse...

fiz um curso mas não teve continuidade. so primeiro nível...

interessabnte abordagem e experiência...:)




*

un dress disse...

....a que gostaria, aliás,

de dar continuidade...:)

susana disse...

Por acaso há pouco mais de uma ano fiz um curso de 4 meses na SPAT, e se pudesse teria feito o de arte-terapeuta institucional (3 anos) e posteriormente o de Arte-Psicoterapeuta (mais 2 anos e com direito a poder dar consultas). Adorei. Estou no mestrado de educação artística na faculdade de belas artes, mas antes de me inscrever ponderei também o de Terapias Expressiavas (variantes: dramoterapia/arte-terapia/dançoterapia/musicoterapia) na Faculdade de Motricidade Humana. Não me arrependo até porque tive uma cadeira intitulada "Terapia das Artes Plásticas", onde abordámos estas questões das vantagens da terapia através de formas menos convencionais. Parabéns pela postagem. Se quiser dê um pulinho ao meu blog, que foi feito no âmbito da disciplina e-learning deste mestrado.

Anónimo disse...

Ola sou artista plástico e estou me formando em arte terapia,e estava procurando algo sobre o assunto quando encontrei seu blog e adorei parabens...

David Parise..

http://www.davidparise.multiply.com/

Anónimo disse...

ótimo blog sobre o assunto!

Anónimo disse...

Estou a viver no Funchal a dar aulas numa escola do Funchal e adorava ter acesso ao curso de arte terapia no funchal ilha da Madeira! como fazer isso aqui!!!!!!!!!
teresamarramaque@hotmail.com

madruga disse...

Estou a viver no Funchal e a dar aulas numa escola do Funchal e adorava ter acesso ao curso de arte terapia no funchal - ilha da Madeira! como fazer isso aqui!!!!!!!!!
teresamarramaque@hotmail.com

Anónimo disse...

Olá Vivo no Funchal Ilha da Madeira e tenho todo o interesse por hipnose e terapias para o meu filho a ver se é uma solição para Ele!! Pois está com 10 anos e a nivel escolar anda sempre na lua tem um mundo só dele não entedemos e ningeum entede, será estas terapias a luz ao fundo do Tunel?!!
meu e.mail: lucia_quintal@hotmail.com
Melhores Vumprimentos