segunda-feira, 30 de julho de 2007

SÃO FLORES... PARA AUMENTAR A DESPESA, SENHOR!

A Sol da Meia Noite enviou-me um texto que considerei pertinente, sempre actual e que faz todo o sentido partilhar. É mais uma parceria de grande qualidade que o Fundamentalidades tem o privilégio de divulgar:

«Há coisas que ultrapassam o meu entendimento...

O país está mal, tem que haver contenção nas despesas... Até entendo. Demais a mais se quem o diz é um senhor que está por dentro do assunto... Vem com aquele ar dramático comunicar ao país que a situação é grave. E mais aquela imagem que nos habituamos a ver: microfone à frente e... um arranjo de flores...

Aliás, deve ser por o país estar tão mal em termos de finanças, que as flores aparecem em tudo o que é cerimónia, discursos... para desanuviar um pouco, digo eu. Até porque parece que as flores é do mais barato que há. Só pode ser, senão onde se iria buscar dinheiro para tantas flores?

É que o país está mal, dizem os senhores do governo. Os mesmos que não falam sem flores no cenário. Talvez seja por isso que para eles é tudo floreado! No meio disto tudo, preocupa-me uma coisa: se um dia as vaquinhas começarem a comer flores, vamos ficar sem leite ao pequeno almoço... e não só!

E temos aquela história, já com uns aninhos, em que a Liga Portuguesa Contra o Cancro foi buscar milhares de contos aos donativos oferecidos por todos nós para um determinado fim, para fazerem a festa de despedida de Maria de Belém, quando esta saiu da Presidência daquela instituição para ministra de António Guterres.


Venham as flores!!! Que alguém as há-de pagar!!! Adivinhem quem? Nós, os contribuintes!!!»

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


Nas fotos feitas do por mim na apresentação da ENA (Empresa de Energia da Arrábida) e numa conferência do GEOTA sobre as dunas da Costa da Caparica estão patentes a boa utilização das flores: apenas um sóbrio ramo no meio da mesa, ao contrário daquilo que vemos em muitas conferências e congressos por esse país fora.


23 comentários:

Anónimo disse...

Olá Alexandre, tens toda a razão...tantas flor para tão pouco tempo, claro que dá um ar mais fresco mas não vale o custo...

Doce beijo

DairHilail disse...

pois...flores...se calhar um botão de rosa num solitário ficasse mais barato...eu amo flores...
1 beijo para ti

Pekena disse...

Realmente... nunca tinha pensado nisso.

Grande verdade Alex!!

Beijoooo

Pekena disse...

Adoro esta música. Acho que agora não saio do teu blog.

É fundamental...

irneh disse...

Flores são sempre bonitas, mas nas cerimónias nunca optam por um arranjo das mais baratas. Se reparares, são sempre topo de gama. Mas há uma explicação: é para condizerem com os veículos topo de gama que os políticos também têm ao dispor!

Beijinhos

Diário de um Anjo disse...

Bem, depende da origem das flores. Nem todas são compradas em floristas. Há instuições publicas que tem jardineiros e pequenos jardins.
Sim, mas sendo compradas creio que é a imagem que fala primeiro. É tipico do português. Se pensares bem, quando esperas alguém lá em casa ofereces o que tens de melhor porque queres dar uma boa imagem. Nas cerimónias o Tuga faz o mesmo, o problema é que o faz mesmo sem haver dinheiro.

Anónimo disse...

Tu és terrível!!!
Poucas vezes comento aqui, embora passe sempre que posso, mas por acaso, é um pormenor em que reparo mts vezes, é mesmo nas flores, em profusão dispostas nesses acontecimentos. Lá andaremos nós a pagá-las...qd tantas vezes nos abstemos de as comprar para nós!
Fica um beijo

joaninha disse...

Realmente as flores são uma componente essencial numa mesa de conferência, numa mesa, qualquer que seja o debate que os elementos dessa mesa se proponham discutir.
Digo que são uma componente essencial, porque por vezes são o único “quadro vivo” numa natureza morta… Se não estivessem lá as flores, nem tínhamos para onde olhar durante o tempo em que estivéssemos a assistir ou a participar… Quanto ao pagamento, é mais uma das muitas coisas que pagamos… porque sempre pagamos tudo, quer de uma maneira quer de outra. Tudo nos é cobrado!

Nothingandall disse...

O mundo, infelizmente, está a viver para os floreados e a perder a essencia. Uma boa semana :)

R. disse...

É por isto que o teu fundamentalidades é paragem obrigatória!

beijinho

BF disse...

Alexandre

Armados em Rainha Santa tentando enganar o povo:

"São Flores, Senhores... São Flores!"

Beijos
BF

Anónimo disse...

OLÁ ! GOSTEI DO K LI E DA VERDADE ACIMA DE TUDO. SÃO SÓ MAIS UMAS FLORES K O PESSOAL TÊM DE PAGAR. SE KISERES DÁ UMA OLHADA NO MEU ULTIMO POEMA K TÊM SABOR A PECADO E NAO TENS DE PAGAR NADA PARA O LERES BJO
E BOA SEMANA.
CARLA GRANJA.

veritas disse...

É verdade Alexandre. E tudo isto tem muito pouco de floreado. Nem sabia isso dos donativos da Liga Portuguesa contra o cancro.

Bjs. Boa semana.

Dark disse...

É tão bom e relaxante ouvir que os impostos vão subir, e que "infelizmente" o desemprego aumentou, etc... Aqueles arranjos de flores até que amenizam essas notícias tão "agradáveis".

Eu até acho que nos debates televisivos das campanhas eleitorais, ou quando um desses senhores do Governo é convidado para falar em directo num telejornal, os senhores da produção da SIC, RTP, etc., deviam pôr um arranjinho de flores ao pé deles.
Assim, as mentiras que eles nos prometem sempre chegavam até nós com um ar mais "floreado"...


Que orgulho da minha mãe! :) Adorei o que ela escreveu!

*

HelloCátia disse...

ola Alexanddre..

Sempre com excelentes textos..
esta conclusão muito bem tirada...
ma que o "pequeno" é sempre o lixado, ja ta muito gasto, ou seja, é sempre a mesma coisa...

beijinho grande...

parabens pelo post

silvia disse...

Vim cá deixar um beijo fresquinho;)

Andreia disse...

É uma tristeza!

Benfiquista disse...

realmente....

Al Berto disse...

Viva Alexandre:

Independentemente de quem fôr governo.... considero esta observação acerca das flores, demagógica e de um miseravilismo puro.

Não é por aí que se vão as finanças.
No tempo do Salazar eram muito mais decoradas as "magnificas reuniões de estado"... e, no entanto, o país não tinha estradas, nem pontes, nem estabeleciemntos de ensino decentes, nem hospitais, nem reforma na velhice, nem assistência na doença, nem educação, e tinha tudo do que há de pior... mortalidade infantil, alcoolismo, violência doméstica encapotada, liberdades cerceadas, agricultura primitiva, etc. etc. etc. etc....

Deixemo-nos de pessimismos inúteis.

É preciso aumentar a rentabilidade do país.
Cada um, no seu local de trabalho, deve ser um profisional responsável e sério... e aumentar a sua produção.

Não se pode dividir o que não há.
Para dividir mais... é preciso produzir mais.
Não deve andar a trabalhar e a pensar no futebol do fim-de-semana... ou na telenovela.

Isso é que é preciso... para que todos possam ter "mais flores" também em suas casas.

Um abraço,

A Flor disse...

Também penso que sim. Gasta-se demasiado dinheiro em flores, mas, penso mais nos carrões deles, nas viagens que fazem e na comitiva que vai junto, nas reformas astronómicas, enfim!!! e em tantas outras coisas supérfulas e desnecessárias onde se deveria fazer contenção!!!

Mas deixo aqui uma sugestão, se me é permitido!! lol lol

E que tal, no final das ditas reuniões, conferências, debates, todos esses sitíos onde têm flores lindas... no final, distribuissem essas flores por orfanatos, lares da terceira idade, hospitais, etc... para alegrar e dar cor aos dias dos tais que afinal são eles que as pagam!!!

Ah e ainda, deixarem algumas flores para a Flor.... que é como quem diz... flores para mim... eheheh eu adoro flores, por isso, acho-as lindas lá nas mesas... mas que é um dinheirito mal gasto, porque elas estão tão caras, lá isso é!!!

Abraço florido e cheio de sorrisos para ti, Alexandre e também para todos os teus amigos que visitam este teu cantinho :D

Flor

Espaços abertos.. disse...

Por teres sempre artigos de boa qualidade,o teu blog é um dos entre muitos de paragem obrigatória.
Quanto ao post ...pois é temos um Governo que tenta tapar o sol com a peneira.
bjs Zita

Sei que existes disse...

Mais uma vez não posso deixar de concordar contigo!
Que mal geridos andamos!...
Beijinhos

O Sibarita disse...

Meu caro Alexandre ai como aqui são iguais e hajam flores... kkkk No entanto, se não houvessem as flores as moscas pousariam em quem? Na plateia é que não seria! kkkk

abraços,
O Sibarita