quinta-feira, 26 de julho de 2007

DIA DOS AVÓS... HOJE E SEMPRE!!!

Tive quatro avós... como toda a gente! Os meus avós eram especiais... como os vossos também são, claro! Perdi os avós do lado da minha mãe em 1985, um a seguir ao outro. Mas lembro-me bem deles: o meu avô Anastácio era um comunicador nato, onde quer se chegasse metia conversa e arranjava amigos. Se houvesse um copito à mistura então estava completo o cenário! Trabalhou sempre no campo, chegou a capataz, era um enxertador exímio - o meu pai ainda tem árvores enxertadas por ele - e danado para a brincadeira: ficou conhecido na vila de Galveias, Alto Alentejo, pelas contra-danças que organizava e pelo modo como tocava concertina.

A minha avó materna, Arcângela, era mais dada às letras. Chegou a ser professora primária e passou ao lado de uma grande carreira por causa das dificuldades da vida. Lia todos os livros, jornais e revistas que lhe passavam pelas mãos e até hoje foi a pessoa que vi com a caligrafia mais bonita, desenhando cada letra com um requinte inimitável!

O meu avô paterno (na foto) faleceu em 2001. Apesar da pouca literacia, o avô José Maria tinha uma eloquência no falar que por vezes me fazia lembrar algumas personagens dos livros de Eça. Também ligado à agricultura esteve muitos anos à frente de uma das quintas que nos anos 40 e 50 forneciam Lisboa de produtos hortícolas, cereais, vinho, etc. Felizmente passei muito tempo com ele e absorvi muitas das suas histórias: algumas ainda funcionam como filosofia de vida para mim!

A minha avó paterna (em cima) era a poetisa da família por excelência. A avó Amélia deixou dezenas de cadernos escritos com poemas dedicados a tudo e a todos, desde os filhos, netos, noras, genro, políticos, desportistas, a ela própria e às suas vivências... enfim, uma auto-biografia que ainda não tive tempo de descobrir em toda a sua extensão. Tinha os cabelos lindos e um humor genuíno! Uma recordação que me deixou: vejo-a sentada na cama a ler-nos os seus versos!

Se hoje me aparecesse um génio da lâmpada não hesitaria em formular o meu desejo: que os meus avós - todos - pudessem estar ainda aqui comigo!!!

38 comentários:

Shelyak disse...

Aiiii os Avós...são um Cinema Paraíso, de uma outra forma...encerram uma magia para os netos sem igual...
Como eu os recordo, sempre cheios de Amor,tão cúmplices e tão sábios... fazendo as vontadinhas todas às escondidas dos "severos" pais, tão cheios de regras mas também tão boa vontade...
Deixo-lhes aqui a minha saudade...

Anónimo disse...

ADOREI O QUE ACABEI DE LÊR. EU AINDA TENHO A MINHA AVÔ MATERNA ,MAS CONFESSO K KUANDO ERA PEQUENA VIVIA TÃO AGARRADA NA MINHA MÃE K EU NÃO VIA NINGUÉM Á MINHA VOLTA. HOJE CLARO A IDADE É OUTRA CONTINU-O AGARRADA NA MINHA MAEZINHA ,MAS JÁ DOU ATENÇÃO Á MINHA AVÔ MATERNA GOSTO DE OUVIR SUAS HISTÓRIAS E MESMO COM 86 ANOS É UMA MULHER SUPER INTELIGENTE E ATÉ COM TLM E CARTOES DE CRÉDITO ELA LIDA. AO MEU AVÔ MATERNO E AOS MEUS AVÔS PATERNOS SÓ TENHO K PEDIR DESCULPA POR NAO LHES TER DADO ATENÇÃO K MERECIAM,MAS COMO TMB TINHAM MAIS NETOS DE CERTA NÃO SENTIAM A MINHA FALTA,MAS SE PUDESSE TÊR ESSA LÂMPADA MAGICA PEDIA PARA VÊR OS MEUS 3 AVÔS E DAR UM GRANDE BJO NELES E LHES PEDIR PERDÃO PELA A ATÊNÇÃO K NUNCA LHES DEI. ONTEM O MEU IRMÃO FEZ ANOS E DEDIQUEI UM POEMA PRA ELE . TENHO TMB DE FAZER UM POS MEUS KERIDOS AVÓS.
BJO
CARLA GRANJA

Alice Matos disse...

Belo tema o do teu post, Alexandre...
Os nossos avós...
Que saudades...
Deu-me vontade de te seguir o exemplo e homenagear essas 4 pessoas tão especiais...
Um beijo...

Sol da meia noite disse...

Lindo post, Alexandre!
Em cada palavra, o Amor que ainda hoje sentes pelos teus avós. A gratidão pelo que em ti deixaram...

Eu só conheci os meus avós maternos. O meu avô morreu tinha eu sete anos. A minha avó ainda conheceu a minha filha mais velha.
Ficaram as recordações...

Beijinhos!!!

Nilson Barcelli disse...

Os avós são sempre uma boa recordação.
um bom post.
Gostei de ouvir os Sheiks. Marcaram uma época...
Abraço.

gata disse...

Alexandre....
Ainda hoje se como arroz-doce é porque a minha avó o faz...já aprendi, é certo, mas o da minha avó tem muito mais encanto. Vem com carinho, com ternura...
Não me esqueci dela, neste dia especial. Mas não a esqueço nunca, porque está a meu lado todos os dia da minha vida.
Beijo. Adorei o post.

Maria disse...

Adorei este post. Como acho que todos nós adorámos os nossos avós.
As avós são o melhor que há para ninar os netos....

Beijinhos

Anónimo disse...

Não conheci, o que lamento...quem os tem que os estime, são Seres lendo com muita sabedoria...

Bela homenagem, querido amigo

Bjca doce

BF disse...

Belas recordações...
Não tenho recordações de avós... sou mais pobre. Mas recordo a minha mãe como avó para a minha filhota e os meus sobrinhos... Saudades!

Beijos
BF

Olga disse...

Não ligo nada a estas datas "impostas"!

Há netos que realmente só se lembram dos avós neste dia, mas eu lembro-me deles todos os dias, vou fazer compras para eles, marco-lhes as consultas, vou à farmácia, dou-lhes mimos...todo o ano.
Viva os meus avós!!!

Cristina disse...

Também conheci todos os avós, e vários bisavós, a última avó faleceu à apenas 2 anos, já tinha 95 anos, a minha avó materna...
Também sinto muito a falta dela, sempre viveu perto de mim, até voltar para Portugal com os meus pais em 2000

Belo post

beijinhu

Jasmim disse...

olá Alex
Os avós, esses queridos.
Também tenho muita saudade da minha avó.
bjocas e bom fim de semana.

Jasmim
envio-te aqui amsi um blog para linkares (!?). muito profissional


http://www.georiscos.com/blog/index.asp

Pekena disse...

Oh Alexandre eu nem sabia que havia dia dos avós, nem acredto!!
Ainda aqui há tempos que tinha pensado para mim - mas por que raio é que não existe um dia dedicado aos avós?!! - enfim!

Eu também adoro os meus, mas já só tenho os maternos. A avó já tem 90 aninhos, mas gosto muito dela, é muito fofinha :D

São pessoas que marcaram muito a minha vida e que recordo sempre com muita alegria.

Beijoooooo grande!

Espaços abertos.. disse...

É lindo o carinho que continuas a nutrir pelos teus avós,não posso dizer o mesmo porque não fui a tempo de conhecer nenhum deles.
Bom fim de semana amigo
Bjs Zita

sofialisboa disse...

só uma pessoa simpatica e aberta á vida como tu, poderia ter crescido rodeado por pessoas que te amavam tanto. parabéns pela certeza que me deste sofialisboa

Joana disse...

amigo!! que lindo essa tua dedicação a familia!! os teu avós de certo que tinham orgulho, alias eles têm um ar muito belo!!
sempre valorizei a familia, a sua convivência e união
penso que nos tempos actuais isso tem se perdido, mas não imaginam o quanto é importante para nós a presença e a figura familiar nas nossas vidas.
simplesmente ADOREI, fizeste-me arrepiar a pele, com este belo quadro familiar!!
por isso és assim tão meigo, tão simples...
deixo-te, aqui aquelas sempre muitas, beijokitas doces:)

Menina Marota disse...

Infelizmente só conheci o meu Avô Paterno, que faleceu quando eu tinha 15 anos. Foi uma Pessoa muito importante na minha Vida.

Parabéns pelo post. Está maravilhoso.

Um abraço carinhoso e bom fim de semana ;))

Isamar disse...

Sabes, estes posts emocionam-me. Falas com tanta ternura dos teus avós! E falas-nos igualmente com tanta ternura. Heranças, Alexandre! Tão boas!
Beijinhos

GarçaReal disse...

Obrigada pelo elogioso comentário em meu blog...Não creio que jamais fosee cantada por alguém...Seria muito acima dos meus limites.

Infelizmente já não tenho avós vivos, o que lamento.

bjgrande e...Real

Gi disse...

Só espero um dia ser recordada como avó com o mesmo amor e ternura com que recordo as minhas avós.
Ontem foi um dia especial para mim. Sem nenhum tipo de ajuda, sem "voz off" que o amparasse recebi umm beijo ´pelo telefone do meu neto. Fiquei babada? Ah. pois fiquei :)

Uma delícia este teu post, também gostava de ter uma lâmpada dessas.

Beijinhos

Sei que existes disse...

Linda e comovente homengem aos teus avós!
Eu nunca cheguei a conhecer os meus avós maternos e não tive grande ligação com os paternos (já faleceram os dois)...
Beijinhos

Anónimo disse...

O orgulho que tenho dos meus pais,já vem do que tenho pelos meus avós...que é assim,tanto...
beijinho

Elsa Sequeira disse...

os avós são mesmo fantásticos! E gostam tanto de nóssss!!!


beijinhos!

mymind disse...

eu gosto mto dos meus avos!! mas n sabia k ontem tinh sido dia deles, lool, k neta distraida!!
=)
bm f-d-s
bjinhos

DairHilail disse...

que lindo...

1 bj para ti...

A Flor disse...

Parabéns amigo Alexandre, por mais este belo e sentido post! :D

A verdade para que muitas pessos não saibam deste dia... o dia dos avós.. é que ele é bem recente.... tem uns dois ou três anos... mas para mim, todos os dias são dias dos avós... este dia, é mais um dia para os comerciantes ganharem com as prendinhas, lembrançinhas, enfim!! sou contra dias "estipulados" para nos lembrarmos de alguém... todos os dias nos devemos lembrar de quem é, ou de quem foi importante e fez parte da nossa vida...

Já tenho saudades tuas :) eu sei que tens uma vida muito ocupada, talvez por isso, não te sobre muito tempo para visitares todos os cantinhos amigos... o que me agrada é eu saber que sempre que aqui venho... encanto-me contigo! :D (nada de ficares com as bochechas vermelhitas ehehe)

Eu infelizmente quando nasci, já três dos meus avós tinham falecido à muitos anos. Apenas a minha avó materna, Maria José, era viva. Mas moravamos longe dela e ela faleceu quando eu tinha 6 anos. Mas recordo-me dela... eu não lhe queria dar um beijo... fugia dela porque não a queria beijar... porque... não tinha dentes!!!! vejam lá a minha "panca" com 4 e 5 anos? eu era mesmo parva!!! mas se pudesse, pediria ao géneo da lâmpada para ma trazer durante umas horitas e eu iria "enchê-la" de beijos, beijinhos, beijocas e beijões... dar-lhe-ia aqueles que infelizmente não lhe dei!

Gostei da forma bonita e singela como homenageaste os teus avós. Foste um sortudo, em os teres junto de ti, até tão tarde! Eu já não digo o mesmo!

BOM FIM DE SEMANA, cheio de SOL, LUZ, PAZ, AMOR E MUITA ALEGRIA, é o que deseja o coração da Flor para o seu amigo Alexandre. :D

Flor com calor e esperança num mundo melhor

LUIS MILHANO (Lumife) disse...

Maravilhosa recordação que trouxeste para quem sempre viveu com os avós paternos.

Também formularia idêntico desejo...

Um abraço

VOU DE FÉRIAS! BOAS FÉRIAS!

Dark disse...

Eu também tive quatro avós... Mas só conheci a minha avó materna. Chamava-se Maria de Jesus.

Lembro-me dela desde que nasci. Vivemos sempre com ela. Apesar das desavenças que tinhamos (maneiras de pensar bem diferentes), eu sempre gostei dela. :)

Um dia, diagnosticaram-lhe a doença de Alzheimer... Os anos foram passando, e a doença foi evoluindo. Piorou bastante nos últimos meses de 2003. Daí para a frente, eu e a minha mãe cuidavamos dela. Tinhamos que ter todos os cuidados que uma pessoa com aquela doença necessita.

Era bom ver ela sorrir, depois de lhe dar-mos um bom banho, depois de lhe perguntar-mos se estava bem...

Em Abril de 2004, faleceu. Tinha feito 77 anos no dia 21, e acabou por falecer no dia 24. Quando telefonaram para casa (pois ela estava no hospital), fui que recebi a notícia. Nessa altura, eu tinha 15 anos...



Gostei bastante deste post! Uma homenagem bem bonita!!! :)

*

*Um Momento* disse...

Amei este post
Um beijo a todos os avós do mundo
E um bem especial em ti:))))))))

Bom fim de semana (*)

Andreia disse...

Avós! =)

Voltei!

Diário de um Anjo disse...

Os avós tentam tramsmitir aos netos os ensimanamentos que os filhos não conseguiram apreender. Também tive os 4 embora so tenha convivo com os maternos porque os paternos nos deixaram mto cedo:-(
O meu avo materno é que me deixou o bichinho da criatividade ao fazer com uma navalha brinquedos com madeira e canas do campo:-) tenho muito boas lembranças dele!

Anónimo disse...

olá! cá estou de novo e desta vez pa dares uma olhada no poema k fiz ao meu lindo sobrinho e aos videos k deixei. bjos e bom fim de semana.
carla granja

Gio disse...

Bonito post sobre os teus avós.... tu bem que dizias o mes passado que não querias deixar passar este dia em branco... que bom que era eu tambem poder ter os meus avós de volta... que saudades sinto deles por vezes.... mas também eu escrevi o meu postezito sobre este dia ;)

Unknown disse...

Sinceramente, e infelizmente, não sei o que é ter avós... Mas sempre os imagino como uns velhinhos cheios de doçura e encanto!

Beijinhos

Luís Galego disse...

relato biográfico muito comovente...

marta disse...

...E de repente fiquei com uma grande comoção, um post que ajudou-me a recordar belos tempos.

bjinho

Lusófona disse...

Agora percebo de onde vem esse teu coração bonito e sensível.

Os avós são nossos pais com mais paciência e talvez até com mais ternura...

Beijinhos e fica bem

Filoxera disse...

Não conheci nenhum dos meus avós. Apenas um foi meu contemporâneo, mas nem o meu pai chegou a conhecê-lo devidamente: saiu de casa quando ele tinha dois anos e nunca mais lhes ligou.
Tenho muita pena, mas consegui que a minha mãe, que também não conheceu avós, viva a experiência de o ser.
Um beijo.