sexta-feira, 13 de abril de 2007

ENERGIA E AMBIENTE: QUE FUTURO???



Há um eterno conflito entre Energia e Ambiente. Estive num Seminário realizado em Palmela sob o tema «Ambiente e Energia no Desenvolvimento da Região» que serviu também de apresentação da ENA (Energia e Ambiente da Arrábida). Presentes vários oradores de peso como o Prof. Delgado Domingos da UNL, o Eng. Pedro Paes da EDP ou o Prof. Borges Gouveia da Universidade de Aveiro.


Portugal tem um grande problema com a energia pois recorre cada vez mais ao petróleo e ao gás, elementos que não possui. Mas, Portugal tem muitas potencialidades em termos de energias alternativas, que não estão aproveitadas da maneira como poderiam: é o caso da energia eólica, da energia das ondas, dos biocombustíveis e dos painéis solares, por exemplo.

A energia sobe em termos de custos para todos mas em Portugal mas em Portugal revela-se pior pois gasta-se mais energia para o mesmo produto: as pescas não são rentáveis porque 1 kg de pescado equivale a 4 l de gasóleo; na agricultura 1 t de trigo é igual à despesa com energia.

Quanto às alterações ambientais tem sido o Homem o principal responsável. As alterações do uso do solo, através de urbanizações, poluição, sistemas de transportes altera a absorção e a reflexão da radiação solar provocando alteração de temperaturas.

A questão de fundo é que tem havido uma utilização irresponsável dos combustíveis fósseis e o consumo de petróleo e de gás é superior à descoberta de novas jazidas. Modernismo e estupidez têm andado de braço dado: constroem-se arranha-céus de vidro em países quentes, os quais sós são habitáveis com recurso ao ar condicionado, por exemplo. Tudo o que se constrói anti-natura depois «tapa-se» com recurso à energia, e aos subsídios a ela inerentes! Mas isso é um erro que se vai pagar muito caro: todas as grandes civilizações que desapareceram até hoje de uma maneira ou de outra desapareceram por problemas de energia (à escala de cada época, claro)... à civilização actualmente restam duas opções: aceitar e liderar a mudança inevitável... ou ir de crise em crise até... desaparecer!!!
As fotos são da minha autoria e retratam aspectos do Seminário, modernos moinhos de vento das regiões de Torres Vedras e Vila do Bispo e ondas na praia de Carcavelos.

34 comentários:

Marta Vinhais disse...

Como sempre um artigo interessante...
Parabéns.
Beijos e abraços
Marta

Cusco disse...

Fica um abraço e o desejo de um óptimo fim-de-semana.
Até breve!

david santos disse...

Muito útil este trabalho, Alexandre. Que tenhas força e saúde para continuares a mostrar-nos estas realidades, são os meus sinceros desejos.

Kalinka disse...

Hoje vim espreitar...e, encontro temas quentes: a entrevista ao Sr. Sócrates, a Sra. Odete Santos e, a energia que tanta falta nos faz.
Por acaso ultimamente também passei perto de MOINHOS DE VENTO, que fornecem a tal energia eólica.

Gostei das ondas na praia de Carcavelos. Faz-me lembrar a praia e os dias bons...e, as noitadas junto à praia.

Até amanhã, Amigo.
Beijokas.

Márisa disse...

Fotos bonitas!
É realmente uma realidade controvérsia!

Beijinhos e bom fim de semana

Lia disse...

Aliado ao consumo desenfreado de recursos não renováveis está o dinheiro desses "magnatas" do petróleo, que constroem nos seus Emiratos verdadeiras torres de vidro, e em breve teremos uma "factura" bem pesada a pagar.

Porque será que são as super pitências as que menos se preocupam com o nosso ambiente?

Um artigo excelente, como é hábito, e das fotos... que dizer... adorei...

Beijinhos e bom fim de semana

Cristina disse...

Óptimo artigo, Alexandre. É sempre um gosto vir ao Fundamentalidades... sei que nunca saio a perder.

Peço desculpa pela minha ausência, das lides bloguísticas, mas tenho estado numa fase menos boa. Acontece...!

Passei para te desejar um óptimo fim-de-semana

SONY disse...

Porque deve haner um fundamento vai: Olá ,venho pessoalmente te convidar para uma viagem:
depressa vai reservar o lugar!
Vais gostar do destino!Aceito sugestões!Do percurso!
Um bj sony

mymind disse...

post interessante... e realment eh uma pena portugal n investir mais nas energias renovaveis...
bm f-d-s!

Isamar disse...

Artigos muito interessantes. Enfim, fundamentalidades.
Beijinhos e bom fim de semana

Enfim... disse...

esta ultima foto esta fantastica

penso que será bom um dia mais tarde mas quem sou eu lol

Bjokas e bom fim semana

Patrícia disse...

Sabes que sempre me perguntei (e chateei outros com a questão) por que raio não aproveitamos nós o potencial de energias limpas e renováveis que temos? Bolas, quantos países podem gabar-se de ter tanto sol durante todo o ano, tanto vento (então aqui no norte...) e mar por todo o lado?! Não há quem invista? Seria lucrativo, com toda a certeza! De energia, todos precisamos...


Beijinhos e obrigada pela visita, Alex ;)

Maria disse...

Lembro-me de ter ouvido um dia deste na televisão que é intenção da CM de Peniche aproveitar a energia das ondas....
Não sei em que ponto está esse estudo, mas agora fiquei curiosa.
A foto de Carcavelos é linda...

Beijinhos

João disse...

E quem fala de portugal pode falar igualmente da grande variedade de países que estão seriamente afectados pelo mesmo motivo. Daqui a uns anos quando o petróleo esgotar quero ver como vão as coisas se compôr. Vamos esperar para ver...

Texto interessante. Gostei do blog voltarei.

Anónimo disse...

Olá, Alexandre!
Felizmente vá surgindo uma nova sensibilidade para esta questão pertinente na actualidade.
O importante é ir dando passos seguros aproveitando os recursos endógenos que possuimos.

Um grande abraço!

Pekena disse...

Olá Alexandre,
como sempre temas muito interessantes!
Em 1º lugar deixa-me dar-te os parabéns pelas fotos, estão fantásticas.

Eu acho que este é um tema super interessante. Na escola adorava falar sobre esta problemática das energias renováveis e não renováveis.

Estava agora mesmo a lembrar-me de uma situação, no 6º Ano de escolaridade, em que eu e umas colegas de turma escrevemos uma carta ao presidente Jorge Sampaio para que implementasse no nosso país medidas que tivessem em atenção este assunto. Até lhe sugerimos que os veículos consumissem água, em vez de combustível, ahahha, coisas de criança!!

Mas de facto Portugal poderia apostar mais e mutio mais neste tipo de energias que falas. Já que o país está assim tão rico para construir um novo aeroporto, o TGV, uma nova ponte com ligação Barreiro-Chelas e sei lá que mais, também tem dinheiro para apostar nas coisas que realmente valerão a pena para um futuro relativamente próximo. Será que estou a ser demasiado irónica ou realista??

Vê tu bem que na terra dos meus avós, em Castelo Branco, exite dezenas de ventoinhas tal como mostras nessa fotografia, mas a verdade é que tudo aquilo pertence aos espanhóis. Há relativamente pouco tempo eles andaram a comprar os terrenos às pessoas com o intuito de implemetar este sistema de ventoinhas e transferir toda a energia para o país deles.

Quando vi a implementarem as 1as ventoinhas juro que fiquei contente e até pensei para mim: "Bem, finalmente o país decidiu apostar em algo de útil para nós e para o futuro", mas meses depois é que venho a saber que afinal não era nada nosso!!

Então e onde é que está a defesa de um desenvolvimento sustentável em Portugal??

Bom fim-de-semana :)

Bjs da Pekena**

Andreia disse...

De minha casa dá para ver as ventoínhas na serra!=)

Pekena disse...

Ainda não tenho sono :S

Continua assim com força, eu também quero ver se ponho umas que tirei de um mail que me enviaram. Depois vês ehehehe.

Obrigada pelo conselho (das lojas) :D

Bjs**

Diabba disse...

ondas da praia de carcavelos?? hummm qse k te via da janela!

beijo d'enxofre

Suspiros disse...

Nem me atrevo a falar da energia nuclear... :)

Anónimo disse...

Este espaço tem sempre informações importantes.Parabéns!!

Estou cada vez mais "comprometida" com a natureza.

Páginas Soltas disse...

Todos os teus temas , são de um carisma espectacular!

Há que criar energia...e aproveitar
tudo o que o vento e sol...ainda nos proporciona!

Por exempo ( já que estás na área)... ouviste e leste na Comunicação, a Central de Captação de energia solar, em Serpa!
Vai servir a cidade de Serpa e arredores...cerca de 10 000 habitantes:
Está prevista, outra em Moura!

Cerca de 12 000 habitantes vão usufruir do sol e da sua fonte de energia!

O Alentejo..já está a dar o primeiro passo para salvar o Planeta!

:) estou vaidosa...claro... só uma Alentejana. podia falar assim com tanto orgulho da sua terra)!

Beijinhos e um bom fim de semana

Maria

margusta disse...

Quando forem ver o mar, e sentirem um forte cheiro a maresia, lembrem-se de mim...estarei sempre por lá!...eu sou Mar...Margusta...

Abraço-Vos com emoção!!!...

turbolenta disse...

Pelo menos em Portugal já não é permitida a construção de edifícios em que o exterior é apenas formado por vidros(tal como o edifício da Bolsa).
A moda não chegou a pegar pois os danos eram muitos. A construção tornava-se menos resistente e a manutenção e encargos mensais para os proprietários, de custos elevadíssimos.O sistema de ar condicionado tinha de ser do mais potente, com um consumo exorbitante de energia.Eram muitas as desvantagens e, visualmente, nem sequer eram atraentes.
bfs

Al Berto disse...

Viva Alexandre:

Já em tempos fiz uma análise a esta temática.
É uma necessidade que se criem, rapidamente, alternativas aos combustiveis fosseis.
A natureza exige... antes que seja tarde.

Por mim já comecei a colaborar colocando painéis solares em minha casa para aquecimento da água.

Resultado: zero poluição durante grande parte do ano... e um investimento que se paga a ele próprio.

Bom fim de semana.
Um abraço,

ju disse...

Muito interessante e bem ao teu género.

João JR disse...

OLá Alexandre, cá estou eu conforme prometido:)
Adorámos o nosso encontro colectivo, é incrivel como através de um mundo virtual nascem situações e momentos tão agradáveis.Confesso que foi a minha 1ª vez de algo assim, quem diria...a blogosfera tem de facto surpresas constantes:)

Queria que me mandasses a foto que nos tiráste (a mim, minha estrelinha, à Fernanda e À irmã), eu t te posso mandar as que tirámos com a minha máquina.ok?Tb tenho mail no meu blog.

Quanto a este teu post..gostei da tua abordagem num tema interessante e de grande controvérsia!

Um abraço, fico À espera de noticias no meu cantinho.Vou te adicionar já aos meus links:)
beijinhos

SONY disse...

tenho que vir ler com calma gostei deste post. fiz à pouco tempo um trabalho sobre a ciencia e a natureza...tive nota maxima :-)
venho depois com calma ler este post!
bj
..AGORA VOU TER DE ME PIRAR DA NET!
.....oooO.......................
... (.....).... Oooo.............
.....).../. ...(.....).............
.....(_/.......).../...............
.............. (_/.................
.NOTICIAS DA VIAGEM!VIM A CORRER!
.....oooO........................
... (.....)... Oooo.............
.....).../. ..(.....)..............
.....(_/.......).../...............
...............(_/.................
...................................
BJ SONY

PoesiaMGD disse...

Um artigo fundamental apelando à reflexão séria! Mas se nem os países mais ricos encetam medidas verdadeiramente eficazes, nós pouco poderemos fazer, uma vez que andamos sempre a reboque dos outros! Oxalá o reboque chegue depressa!
Um abraço

Fénix disse...

Pois acho que temos um grave problema co os combustíveis não só em Portugal, mas no resto do planeta. Já chegamos ao ponto ou se calhar já o ultrapassamos que colocamos a nossa existência em termos de espécie, em risco. Associado ao gasto estúpido de petróleo abusamos da natureza e aí está o aquecimento global, provocado fundamentalmente pela poluição, ligada ao uso do petróleo.
Não sei se a humanidade ainda vai a tempo de fazer alguma coisa. O degelo dos glaciares já começou há muito e depois é ver o nível do mar subir e as zonas costeiras do nosso país muito preocupadas com o avanço da maré. Sinceramente não tenho pena dessas pessoas que constroem, casas, bares, restaurantes quase em cima do mar. Não me parece que alguma vez conseguiamos vencer a Natureza.

Que a inteligência do Homemo o ajude a sair desta ameaça em que se meteu sozinho.

Um abraço.

Rafaela disse...

<.•?´¨`?•.¸¸.•?´¨`?~•.¸¸.•?´¨`?•.¸¸.•?´¨`?<
...... @@ ......... Vim desejar a vc
....@(';')@....... . um dia de
.0==/--\==0.... muita paz e muita
....../___\.......... alegria. Bjos
......_| \_¸.•?´¨`?•.¸¸.•?´¨`?~•.¸¸.•?´¨`?•.¸¸.

A amizade é...

O mais nobre dos sentimentos
Cresce à sombra do Desinteresse,
Nutre-se brindando-se e floresce
a cada dia com a Compreensão.
Seu lugar está junto ao amor
Porque ela é também amor.
Somente os honestos podem
ter amigos, porque à amizade,
o mais leve dos cálculos a fere.
Como é um bem reservado aos
eleitos, é o sentimento mais
incompreendido e o pior interpretado.
Não admite sombras nem fingimentos,
rusticidades nem renúncias.
Exige no entanto sacrifício e coragem,
compreensão e verdade,
VERDADE! acima de todas as coisas.
Com as pequenas coisas
do dia a dia
cresce nossa amizade.
Desejo que sempre
seja assim.
Bjinhus...

un dress disse...

ainda não me habituei à irupção
dos eólicos na paisagem...
é que não consigo imaginar lá o sancho pança...o d quixote ainda va que não vá, mas o sancho...nem pensar! :)))


beijO bOm dia Alexandre

El_Felipe disse...

Bem... não sei bem... mas "ao que se diz" o nosso pais esta a tentar inverter a tendencia no que respeita o uso de energias fosseis... Ainda ha pouco se inaugurou uma das maiores centrais solares no alentejo (se n me engano), outra central mais avanguardista esta prestes a construir-se no mar ao largo de Viana do Castelo, e fala-se de nuclear (o que pode ser uma soluçao a medio prazo mas que também nao é eterna, e implica outras factores...) Agora falando na queda de civilisações ao longo da historia, acho simplemente que é o proprio do homen: auto-destruir-se. Pois somos infelizmente os unicos seres vivos neste planeta, que adapta o meio ambiente onde esta para as suas necessidades. Mais cedo ou mais tarde a natureza acaba por tomar de novo os seus direitos, com força como é obvio, jà que foi mal tratada...

Gostei muito do blog, voltarei com prazer :)

Abraço.

Marlene Maravilha disse...

Ficarei com as fotos e também com o dia 13, porque fiz aniversário!!
beijos