segunda-feira, 23 de abril de 2007

LIVROS, OS NOSSOS MELHORES AMIGOS

Neste Dia Mundial do Livro, recordo que o meu pai sempre me disse - e diz - que «os livros são os nossos melhores amigos». Porque nos informam, porque nos ensinam, porque nos fazem sonhar, porque nos fazem viajar, navegar... sem pedir nada em troca... apenas que os tratemos bem.

Por isso sempre vivi sempre rodeado de livros, tanto em casa dos meus pais como em minha casa. E confesso que os livros que me iniciaram foram os dos 5 da Enyd Blyton. Alguns volumes houve que li mais de 20 vezes...

Até aos 15-16 anos lia tudo o que era livro. Foi a parte da minha vida mais produtiva em termos de leitura. Devo ter lido umas centenas de livros, alguns mais de uma vez. Os que me ficaram na memória foram «Esteiros», «Meu pé de laranja lima», «Miguel Strogoff»... Nessa altura não conseguia começar a ler um livro e ficar a meio da leitura: lia até às refeições e tinha que ficar a ler pela noite dentro até chegar ao desfecho do enredo.

Mas como o meu pai não queria que eu ficasse a ler a noite toda , arranjei um truque: ele nunca chegava a casa antes das 11 horas da noite, eu estava a ler na cama, assim que ouvia o barulho do carro a gasóleo apagava a luz , deixava-o subir as escadas, jantar e deitar-se, e voltava a acender a luz do quarto quando o sentia já a dormir. Depois ficava a ler até às 4 ou 5 da manhã, às vezes mais. A luz do candeeiro vinha sempre detrás e do lado esquerdo: o meu pai dizia que era a maneira de prejudicar menos a vista, mesmo assim tive que usar óculos desde essa altura.

Dava tudo para voltar a esses tempos!
E, vocês, qual foi e qual é a vossa relação com a leitura???


Um bom Dia do Livro... Leiam qualquer coisa!!!

33 comentários:

Cristina disse...

Tal como tu, Alexandre, a minha relação com os livros também foi privilegiada: a minha mãe tinha (e ainda tem) uma autêntica biblioteca em casa... e eu sempre andei a rondá-la.

Mas «não são livros para a tua idade», dizia-me ela. Começou por me comprar livros do "Clube das Chaves" e "Uma Aventura" - orgulho-me de puder dizer que tenho as colecções quase completas, que gora empresto aos meus primitos mais novos.

Adoro ler... será talvez uma das coisas que mais prazer me dá nesta vida.

Um grande beijo e (mais uma vez) um grande tema!

Unknown disse...

Alexandre, é engraçada essa história tua de infância, com o teu pai... Comigo era exactamente a mesma coisa, mas com a minha mãe! Eu deitava-me, lia sempre um bocado, até que a minha mãe me obrigada a apagar a luz e a ir dormir. Eu, claro, obedecia... mas assim que os meus pais se deitavam, eu fechava a porta do quarto, acendia novamente a luz, metia o tapete encostado à porta (para não se ver luz lá fora) e lia até às tantas...
Felizmente cresci rodeada de livros e como era sócia da biblioteca ainda tinha a vida mais facilitada! Ainda hoje não passo sem ler. Tenho sempre algum livro na cabeceira!

Beijinhos e um bom dia do livro!

Marta Vinhais disse...

Olá, Alexandre - quem me incutiu o gosto pela leitura foi a minha Mãe, que aos 83 anos ainda lê.
Também li os 5, os 7, etc que entretanto, dei.
Continuo a ler, o livro está sempre na minha carteira, mas agora prefiro livros policiais e romances históricos.
E, sim estou a ler...
Beijos e abraços
Marta

Ana Luar disse...

Que saudades Alexandre, do tempo em que fazia uma cabana com o lençol nos joelhos, e com uma lanterna pequenina, ficava como tu a ler até as 4 e 5 da manhã. O meu pai travava uma luta comigo, pela mesma razão que o teu... dizendo que os olhos um dia é que iriam sofrer tanta hora de leitura... e a cabeça não alcançava mais do que o conteudo de um livro... Como se isso fosse um erro.

Mas fizeste-me chorar ao relembrar esses tempos... Que não tem forma de voltar.

Olga disse...

Eu sou amante da leitura!
É pena que os livros sejam tão caros. Eu devoro um livro em poucos dias e não posso estar sempre a comprar! O meu sonho é ter uma biblioteca em casa.Posso dizer que já vou pelo bom caminho.
Bjs.

Menina do Rio disse...

Pois é Alex. Acho que eu já nasci lendo. Aprendi aos 4 anos de idade e só agora estou parando um pouco, pq mal começo vem o sono (e não é atoa que uso óculos), rs...Acho que já li de tudo um pouco. Tinha uns romances de espionagem(de bolso), palavras cruzadas que fiz até não haver mais nenhuma que eu não soubesse, quadrinhos então, li todos. Depois fui evoluindo pra outras leituras e ainda alimento o sonho de ler a coleção de Dostoievisk (tenho-a quase toda, faltando apenas Guerra e paz. E lia muito à luz de "lamparina". Bons tempos!

beijinhos

Gio disse...

Felizmente também o meu pai me fez criar o gosto pela leitura desde cedo... comecei mais pequenina com os livros da Anita porque aos 5 anos eu já lia, depois outros se seguiram entre eles os dos 5, os da coleção Mistério tambem da Enyd Blyton e os do Colégio das Quatro Torres e das Gémeas.... ai que bela recordação....

Tambem sempre vivi rodeada da enorme biblioteca do meu pai e do tio que o criou, fui também fazendo a minha e casei com um homem que gosta tanto de ler como eu, dai que andamos a projectar umas novas estantes lá para casa porque já não sabemos onde por tanto livro....

ai tens a minha historia-

Anónimo disse...

Concordo plenamente! Os livros são, realmente, os nossos melhores amigos! E têm-me proporcionado muitos bons momentos pois adoro uma boa leitura!

Boa semana!
Bjs

turbolenta disse...

Desde muito nova que gosto de ler.Lembro-me que no liceu, quando era de leitura obrigatória o Júlio Dinis, colegas houve que não leram as obras.Então, a professora ao aperceber-se disso disse: amanhã vocês têm de fazer uma prova sobre os livros que leram.Quero saber o que mais gostaram neles. 2 das minhas colegas pediram-me que as ajudasse. Sentei-me no recreio(enquanto elas brincavam), com um caderno sobre os joelhos e , a cada uma delas escrevi 1 passagem , pormenorizada de cada um dos livros. O teste foi feito. A professora já se tinha apercebido que elas não tinham lido os livros e estranhou que "a redacção" fosse mais ou menos bem feita.
Resultado: quis saber de onde surgira aquela "leitura" instantânea. Elas confessaram tudo.
Não tiveram nota mas eu tive 20 como prémio.
Ainda conservo no andar de cima, inúmeros livros.Algumas colecções completas e mesmo agora, ainda compro bastantes. E a minha filha segue-me as pegadas. Ainda agora para a Alemanha foi carregada com eles.
Eu digo muita vez que o saber não ocupa lugar e a cultura nunca é em excesso.
boa semana

Duartaranha disse...

Como é que sabes que hoje é o dia do livro? Tens sorte por saberes que hoje é o dia do livro. O meu professor também sabia que hoje era o dia do livro. E na sexta-feira na escola o professor mandou fazermos um texto sobre uma imagem que tinha uns
meninos num balão com pássaros à volta do balão, e hoje lemos o texto.

Adeus!!!

Suspiros disse...

Simplesmente não me imagino sem livros! Quando são novinhos, até o cheiro deles me comove!...
:)

Maria disse...

Os livros sempre me acompanharam. Desde que me lembro sempre q saio para qq lado, levo sempre um livro comigo. Acho q com um livro nunca estou só.
Beijinhos ... e muitas leituras

White_Fox disse...

Eu por acaso sempre gostei bastante de ler. E ultimamente tenho-me dedicado aos policiais. Mas leio de tudo um pouco (detesto a monotonia).
Gosto bastante de Agatha Christie. E um dos livros que mais gostei (e que por acaso era dela) foi "As dez figuras negras". Muito bom!

White_Fox disse...

Ah, eu também só leio "enfiado" na cama!
Preciso de um sitio confortável para me concentrar!

BlueShell disse...

leio por gosto....falta-me é tempo!

Beijos ternurentos e azuis

Anónimo disse...

Na minha infância, a minha leitura pouco mais além ia, de ver as capas dos livros nas montras das livrarias...hoje, os livros, as palavras, são inúmeras vezes o refúgio das minhas angústias,o porto das minhas alegrias e o embalar dos meus sonhos...
Um beijo

sonhadora disse...

de sonhos é feita a noite.
beijinhos embrulhados em abraços.

Gi disse...

São a minha paixão, o meu vício quase o ar que respiro. Sou uma leitora compulsiva desde garota. O meu padrasto dizia que eu devia queimar as pestanas com os livros da escola. Eu lia às escondidas. Debaixo da cama à luz de uma vela (vê bem o perigo) e mais tarde com uma pequena lanterna dada pro uma amiga da mesma idade (12 anos).Tenho muitas histórias com a proibição de ler. Dizem que o fruto proibido é o mais desejado. Quem sabe não tenho que agradecer ao meu padrasto o gostar tanto de ler?

Noite feliz

saisminerais disse...

Ola Alexandre
Poracaso não vim aqui para falar do meu gosto pela leitura, mas sim para te dizer que fiquei contente por conhecer-te lá no jantar e ficar asaber quem é afinal o outro Alexandre sem sr eu!
Sobre leitura! Espero que aceites tambem comentarios de alguem que não é tão adeptode livros para ler mas sim adepto de um dia er o seu proprio livro algures numa banca. Mesmo que não seja nada de especial! Faz parte de um sonho.
Abraço do Alexandre do Saisminerais

Cristina disse...

Eu em pequena, e em jovem também adorava ler. Hoje em dia apenas leio quando vou de férias, no dia á dia é dificil para mim...
Quando vou para a cama já vou meia a dormir heehee
:)
beijinhu e um feriado na Quarta
:)

Pekena disse...

Achei tão bonita a tua relação com os livros ao longo da tua infância.
Eu nunca fui dada à leitura. Esta, talvez seja a altura da minha vida em que me dedico mais à leitura. E quando leio é por partes, não consigo ler um livro desde a sua 1ª palavra até à última.
Talvez seja mau eu estar a dizer isto, mas é a verdade :S
Acho que a leitura é um gosto que se ganha de pequenino, e comigo isso não aconteceu.
Ao nível da literatura, o que melhor conheço é mesmo na área da gestão de rec humanos e um pouco sobre a literatura portuguesa que era dada no ensino secundário, à cadeira de Português B.

Desejo-te assim a continuação de excelentes leituras :D

Por acaso agora ando a ler um sobre Estratégia Organizacional... mas não é muito interessante :/

Super beijinhos!!!
Boa noite :)

Magri disse...

Hoje, véspera do 25 de Abril, lembro especialmente os livros proíbidos que consegui ler, e que, além do prazer especial por serem proíbidos, me abriram horizontes e ensinaram a reflectir.
Ainda os guardo como preciosidades.

Um abraço.

Anónimo disse...

Eu também iniciei a leitura muito cedo, minha mãe nos ensinava a ler antes de começarmos na escola.

Lembro-me que minha mãe comprou para mim e minhas irmãs vários livros infantis.

*O Mágico de OZ
*Chapeuzinho Vermelho
*Meu Pé de Laranja Lima ( também participei duma peças na escola)
*O Pinóquio
*Alice do País das Maravilhas entre outros..

E também muitos gibis (B. desenhada) da Turma da Mônica e da Disney...

Adoro ler, viajo para outros mundos com a leitura.

Terminei de ler um livro da Sandra Carvalho...ameiiiiiii lol

Belo post!

Beijinhos

Isabel Filipe disse...

... em tudo semelhante a ti ...

comecei antes da colecção dos 5 com os livros de histórias infantis ....


em relação aos 5 ... ainda tenho a colecção toda ... e volta e meia agarro num livro e volto a lê-lo ...

bjs

Anónimo disse...

Livros o meu mundo,onde me perco.

Bom feriado amigo

Bjs Zita

Enfim... disse...

adoro ler lol

desejo-te um bom feriado

Bjokas

Cusco disse...

Olá Alexandre! Falando de livros e de ler. É uma paixão cada vez maior. Para mim é uma dependência quase. Não te vou contar a minha vida mas vou-te dizer que na minha casa não havia livros. O meu pai fez a 3ª. Classe e a minha mãe idem. Dos meus doze avós e bisavós só um sabia ler. Livros era coisa que não havia.. nem dinheiro para os comprar. Mas um dia eu aprendi a ler e um dia eu inscrevi-me numa biblioteca. Uma biblioteca que uma vez por mês passava na minha aldeia. Nesse dia eu era feliz.. Eu levava para casa entre seis e dez livros!. Eu li os clássicos todos, eu li praticamente tudo
de vários autores e continuei e continuo a fazê-lo!
Posso-te dizer que entre os dez e os vinte e poucos anos eu li religiosamente cerca de dez livros por mês !!!! Daí em diante não mantive essa média, mas mesmo assim consigo fazer uma média muito invejável até a bons leitores!
Hoje costumo dizer que já li uns milhares de livros, mas sou um burro, porque mesmo carregado de livros um burro não deixa de ser um burro!
Um abraço!

A Biblioteca em questão, não sei se conheces-te (penso que deves ter sensivelmente a minha idade) era uma biblioteca itinerante da fundação Calouste Gulbenkian. Por isso ainda hoje eu lhe agradeço: OBRIGADO! OBRIGADO, MUITO OBRIGAGO, GULBENKIAN!

veritas disse...

Olá Alexandre!

Podes ter a certeza que leio...e lerei...
Desejo-te um bom feriado. Viva a liberdade!

Bjs.

mymind disse...

hehe eu tb sou axim, kdo começo a ler n kero parar, fiko o dia todo a ler! gosto de ler, varios tipos d livros, mas n leio mto livros propriamente dito, tento smp ler por nas ferias...entretanto vou lendo as obras k a escola "sugere",lol
bm feriado, bjinhos

SONY disse...

Quanto à bandeira de Angola poderá ficar sim para sempre!!!
É a bandeira do País onde nasci...há 33 anos atraz!
"ÁFRICA MINHA"
Bj Sony

clautixa disse...

a minha relaçao com a leitura neste momento é boa, acho que é a época em que tou a ler mais livros e tou a adorar..
concordo com a afirmaçao, os livros sao os melhores amigos do homem

sandra adria_na fasolo disse...

Oi, Alexandre, cheguei no teu blog pelo Estados Gerais, quando vi tua foto pensei: que expressão de filósofo, talvez não seja tua área, mas que está estampado no teu rosto o convívio com os livros desde muito cedo, está...
bacana a tua relação com a leitura.um abraço

Filoxera disse...

O meu pai sonhava não com ter uma biblioteca dentro de casa, mas viver numa biblioteca.
Tanto ele como a minha mãe sempre me estimularam o gosto pela leitura. Comecei pelos almanaques do Donald, Mickey, etc, que o meu pai, e bem, achou que não me influenciariam pela negativa (na altura, eram escritos em Português do Brasil). De facto, não me desviaram da boa aprendizagem do nosso Português e, na escola primária, fui apelidada de "heroína dos ditados", por não dar erros ortográficos.
Os livros são tão essenciais para mim como respirar, comer ou ser mãe. Desempregada, já me coíbo de gastar dinheiro como gastava em livros. Mas, além dos meus, tenho a vasta biblioteca que herdei e recorro também aos da biblioteca municipal.
O meu filho, antes de perfazer um ano, já era "viciado". Quanto à minha filha, ainda acha ue são para comer ou roer.