domingo, 29 de abril de 2007

FUTEBOL... SÓ PARA MULHERES!!!













Hoje em dia as crianças fazem uma aprendizagem natural em relação aos computadores, aos telemóveis, às novas tecnologias em geral, porque já nasceram «dentro» desses aparelhos. Os mais velhos tiveram que fazer toda uma aprendizagem de novos conceitos e de novos modos de utilização dos aparelhos.

Em relação ao futebol os rapazes sempre fizeram uma aprendizagem natural das regras e dos conceitos porque acompanharam com os pais, com os avós, com os amigos... há quem diga que até há uma propensão genética masculina para o futebol. As meninas, para saberem alguma coisa sobre futebol - e agora até vão sabendo - tiveram que fazer uma aprendizagem suplementar.

Vem isto a propósito do jogo «grande» de jogo: Benfica e Sporting vão defrontar-se logo à noite para o Campeonato Nacional, competição agora também designada por Liga Bwin, por causa dos patrocínio. E, então, exclusivamente para as mulheres aqui vai um brevíssimo glossário futebolístico para que elas possam falar com os homens de igual para igual sobre estas coisas do futebol:

«CLÁSSICO» - um jogo entre duas equipas antigas e rivais de longa data: o jogo de hoje entre o Benfica e o Sporting é um clássico porque são duas equipas que se defrontam todos os anos há muitos anos e cujo jogo suscita sempre muito interesse.

«DERBY» - jogo entre equipas significativas da mesma cidade, como o jogo de ontem Boavista-FCPorto e o de hoje Benfica-Sporting. O derby também pode ser um clássico, e geralmente é!

CAMPEONATO NACIONAL - uma competição que se disputa por jornadas, onde todas as equipas jogam contra todas as outras duas vezes por época, uma vez em «casa», outra vez «fora». Neste momento o Campeonato Nacional tem 16 equipas, portanto, se cada uma jogar com cada uma das outras dá 15 jogos. Somando mais 15 jogos da 2.ª volta, dá 30 jornadas ou 30 jogos. Este calendário obedece a um esquema pré-definido.

TAÇA DE PORTUGAL - uma competição onde os jogos são sorteados e onde entram todas as equipas portuguesas até à III Divisão. Os jogos são a eliminar, disputam-se a uma só mão (no campo da equipa que o sorteio determinar em 1.º lugar, e teoricamente até uma equipa do escalão secundário pode chegar à final, o que já aconteceu 2 ou 3 vezes.

PENALTY - quando um jogador da equipa que defende comete uma falta sobre um jogador da equipa que ataca dentro do rectângulo grande onde se move o guarda-redes é penalty, que se traduz num chuto para a baliza de uma marca a 11 metros do guarda-redes. Também pode ser penalty quando um jogador da equipa que defende toca na bola com a mão ou com o braço.

CANTO - quando a bola sai pela chamada linha de fundo tocada por um jogador da equipa que defende é canto, que se traduz num pontapé marcado num dos vértices do campo.

PONTAPÉ DE BALIZA - quando a bola sai pela tal linha de fundo mas tocada por um jogador da equipa que ataca. Geralmente acontece quando há um remate mas a bola sai ao lado ou por cima da baliza.

FORA DE JOGO - quando um jogador da equipa que ataca está entre o último jogador da equipa que defende e o guarda-redes desta equipa. Se a bola for passada para esse jogador é considerado falta. No entanto, se o jogador vier a correr de trás (portanto, em «posição legal») no momento em que a bola lhe é passada já não é fora de jogo e o jogador pode rematar e marcar golo. Muitas vezes as decisões dos árbitros em relação aos fora-de-jogo são polémicas.

FALTA/LIVRE - quando um jogador comete uma falta sobre um jogador da equipa adversária é falta ou livre: o jogo pára e a bola passa para a equipa adversária. Se essa falta sobre muito próximo da baliza o pontapé pode ser directo (livre directo) ou indirecto (o jogador que toca na bola tem que passar primeiro a um companheiro de equipa). Geralmente forma-se uma barreira de jogadores da equipa adversária que tem que estar pelo menos a 9 metros do jogador que marca o livre.

4 - 4 - 2 : estratégia do treinador que dispõe os seus jogadores no campo com 4 defesas, 4 médios e 2 atacantes. Esta estratégia pode ter outras sequências, tipo: 4x3x3, por exemplo.

E pronto, há muitas outras regras e conceitos mas não me vou alongar mais. Se tiverem dúvidas perguntem.

41 comentários:

cacharel disse...

Olá Alex!
Post interessante da actualidade.
Eu há uns tempos atrás não entendia nada disto que escreveste. Hoje já comento, já defendo, já vibro com este desporto que move multidões e o mundo.

Ontem gostei da vitória do Boavista...;)

Hoje espero a vitória do meu Glorioso... ;)

Beijinhos perfumados**

Maresi@ disse...

Ola.... gostei de regressar ao teu espaço..continua simpatico como sempre...
Deixo beijo suave_____Maresi@

Mar Arável disse...

Gosto de ver futebol - não gosto de ver jogar à bola.Que a multidão
se comporte com civismo.Que ganhe o Benfica.

Pekena disse...

Estava a ver o blog da "Enfim", e dei conta que és Sportinguista :(

Venho só avisar-te para não veres o jogo. Os ataques cardíacos estão em alta, e depois sofres do coração.
É que o meu Benfica vai ganhar ;)

Beijo grande!

APC disse...

Em pleno derby vermelho-verde te digo que este post foi bem pensado e é muito útil! :-) Gostei também da forma como o introduziste.
E que ganhem os Leões!!! :-)))
Um abraço.

Vladimir disse...

muito bem pensado para este dia....

Teresa David disse...

Donde te veio a ideia que as mulhere nã sabem nada das regras de Futobol? eu não aprecio minimamente nem consigo ver um jogo inteiro, salvo nos Europeus, mas basta-me ser curiosa e ter 2 filhos homens para saber essas regras todas!
Bjs
TD

Cristina disse...

Hoje em dia aqui o futebol está na moda, e como tal existem tantas equipas de homens como de mulheres, especialmente nas escolas e universidades
:)

A que horas é o jogo? Estou a ver a RTP I e não está a dar

beijinhu

Su disse...

ena pá tanta coisa q tenho de decorar---------------------
ops deixo para outra hora-------


jocas maradas sem fut............:)

Sei que existes disse...

Mas que simpatia da tua parte, esta tua explicação! Não sabia nada disso!
Beijocas

Unknown disse...

Pois... Também entendo um pouco de futebol, mas nenhuma estratégia fez o meu Benfica ganhar :(

Beijinhos

Anónimo disse...

lol muito obrigada!!
Podias era ter transcrito também: como fazer o benfica ganhar :P

Anónimo disse...

Olá, Alex!
Interessante.
Um abraço!

Al Berto disse...

Viva Alexandre:

Pois... empataram-se mutuamente.

Tenho a minha opinião sobre o que escreves lá no Estados Gerais.
Boa semana.
Um abraço,

DairHilail disse...

futebol...eu percebo bastante!
Mas obrigado na mesma!

1 beijo para ti

Menina do Rio disse...

Alex, Futebol pra mim é como ler um livro em grego de cabeça pra baixo, mas pelo que entendi, as regras são:

Clássico: Sinfonia nº 5 de Bethoven
Derby: Uma marca de cigarros popular
Campeonato Nacional: Final da Taça Rio x São Paulo
Taça de Portugal: Cheia de vinho do Porto
Pénalty: Grife esportiva
Canto: da parede
Pontapé na baliza: errar na manobra e quebrar a lanterna do carro de trás
Fora de jogo: Algo que nem se cogita
Falta livre: Deixar de ir trabalhar pra ir à praia
4 - 4 - 2: 4-(4-2)= -2

Beijo carinhoso de Boa semana!

Pekena disse...

Boa noite Alexandre :)

Venho por este meio informá-lo que acabei de aprender mais umas coiisitas sobre futebol. Desconhecia estes primeiros conceitos que referiste no post.

Há anos que não jogo futebol, mas lembro-me que na altura até gostava, mas ficava super cansada sempre a correr de um lado para o outro.

Quanto ao jogo...hmmm... 1-1...OK!Tudo bem! Vejamos para uma próxima ;)

Relativamente ao meu post...fico contente por ter sido útil, so espero que a informção não seja muito medíocre, mas pronto, também como é 9º Ano, eles não exigem muito (julgo eu).
O curso qe estou a tirar é Gestão de Recursos Humanos, e aviso desde já que se precisares de alguma matéria ou aconselhamento para leituras poderás perguntar-me porque tenho um armazém muito grande com apontamentos.

Boa semaninha :)
Super Beijinhos!!!!!!!!

Pekena disse...

Nunca estás on-line?!!

Kalinka disse...

Ora pois, ADOREI A DERROTA DO PORTO
assim começou o fim de semana desportivo, no meu entender e, depois foi o empate entre o Benfica e o Sporting...enfim!

O meu tema é: Trata-se do sistema endocanabinóide, situado em uma área do cérebro que regula as emoções e que está envolvido em actividades importantes como a regulação do gasto e formação de estoques de energia e nas sensações de recompensa e prazer.
É isso:
como regular as emoções??? alguém me ensina? me ajuda?

Beijos. Boa semana.

Olga disse...

Bem...eu nem precisei de ler tudo porque adoro futebol e, modéstia à parte, jogava muito bem.

Mas é um bom post porque realmente alguns homens não têm paciência de explicar às suas namoradas/esposas/amigas o Mundo fantástico do futebol.

Bjs.

Gi disse...

Eu a linguagem percebo, com a casa sempre cheia de homens, marido, filho, genro, irmãos e amigos, mal de mim se ao fim de tahtos anos não soubesse o mínimo... chego mesmo a pôr em causa as decisões do árbitro :) mas confesso que salvo raríssimas excepções, é desporto que não me faz vibrar por aí além.
O jogo de ontem foi visto com 15 benfiquistas e um sportinguista. Os comentários que se ouviam, isso sim é que foi interessante :)

Beijinhos e boa semana

Unknown disse...

Olha sou mulher e conheço esses termos...mas de qualquer forma obrigada pela aula....rs

Com grande pena minha empatou...queria o sporting a ganhar para ver o meu filho...feliz.
brisa de palavras

Enfim... disse...

é impressão minha ou estas a fazer das mulheres burras?????????este teu post foi um bocadinho infeliz, é verdade que á muita gente que não sabe, mas conheço muitos mas muitos homens que conhecem ainda menos do que eu de futebol, isso é como tudo na vida, depende da vontade de querer saber de cada um, a mim ninguem me explicou nada, mas vejo muito futebol e sou fanática e isso chega-me...acho que te revelaste muito machista e isso não te ficou muito bem...
Tanto sabe um homem como uma mulher, e vice versa, ou tu tambem és da opinião de que so os homens é que podem ver futebol e as mulheres telenovelas???tas muito enganado.
Não sei que idade tens mas se assim for tens uma mentalidade muito pouco alternativa e do tempo da pedra não achas???
Desiludiste-me de todo

Boa semana

MCA disse...

Eu sei as regras porque cresci no meio de fanáticos por futebol eera inevitável aprender. Como sempre gostei de ver jogos internacionais, para perceber o que via ia perguntado o que é o fora de jogo, porque é que, quando a bola sai, umas vezes vai para uma equipa, outras vezes para outra, porque é que os cantos não dão sempre pontapé de canto, etc. lá fui aprendendo as regras.
Quanto ao resultado de ontem... podia ter sido melhor mas, pronto, ainda tenho uma pontinha de esperança. Afinal, o Verde é a cor da Esperança! VIVÓ SPORTING!!!

Unknown disse...

sou homem, percebo qualquer coisa de futebol.
no entanto há mulheres com as quais gosto de discutir futebol, elas percebem, embora haja outras (também homens e eles pior)que não percebem "patavina".
um abraço e boa semana

Unknown disse...

coloquei um link do seu blog num dos meus, se quiser faça o mesmo
"joooliveira.blogspot.com"
boa semana

melga meiguinha disse...

Alex,

Eu não gosto de futebol(e nem de telenovelas para não haver dúvidas)
mas conheço mulheres que conhecem o tema melhor do que muitos homens.

Beijocas.

Gio disse...

eu sabia todas, ehehehehe

Zeca Paleca disse...

Eu em futebol sou mestre, porque ensinei aos meus alunos para nunca fazerem nada movidos pelo medo, porque se precisarem de ganhar, vão perder.
Regras, são regras.
Bom feriado e anda comer umas laranjitas comigo no

http://lusoprosecontras.blogspot.com

Isabel Filipe disse...

... olha que há algumas que sabem ...


eu aprendi qdº o meu marido andava a ensinar a minha filha que é doida por Futebol ... como não temos um rapaz acompanha ela o pai ...rssss


bjs

Anónimo disse...

O Futebol tem destas coisas...ainda bem...adorei a vitória do Boavista! Assumo...sou do Benfiquista assumida! Passei por aqui, não resisti, muitos beijinhos para ti! Papoila

antónio paiva disse...

.................

foi um bom jogo de futebol



Abraço e boa semana

Anónimo disse...

Errata: Sou adepta do SLB...Benfiquista! Por lapso: "do benfiquista"...Beijinhos Papoila

V.P. disse...

Eu sempre tive um pai k ama futebol, por isso essa paixão tb me foi incutida... e kt ao facto de ser mulher: ao comentar certos jogos kd não concordam comigo o argumento usado é: " tu és mulher não percebes nada...". E sei k mts das vezes tenho razão...

Kt ao jogo tenho pena k o Benfica não tenha ganho, mas somos na mesma a melhor equipa do Mundo!!!

Bj

Boa semana

DairHilail disse...

E... - Encontrarei... -


1 beijo para ti

V.P. disse...

E o k dizes nesse "glorossário" para algumas mulheres não é novidade!!! LOL

Bj

mymind disse...

hehe gostei, lol
beijinhos e bm feriado!!!

Enfim... disse...

Respondi no meu blog

Bjokas e tem uma boa semana

João JR disse...

E viva o meu Sporting!!!!
Beijos:)))

turbolenta disse...

Lá de futebol eu não percebo nada.
Só sei quando é golo porque a bola entra na baliza e todos gritam e se levantam.Quando há os jogos internacionais em que Portugal joga, eu começo a ver. Se aquilo corre bem para os portugas...vou ficando a ver, mas se é o contrário, fico toda enervada e saio mesmo do pé da tv.
Agora o que eu gosto mesmo , e delicio-me é ver o C.Ronaldo a fintar, a dançar à frente dos adversários e por fim a marcar golo. Acho um espectáculo o "puto maravilha".
Mesmo assim, não sei porquê, mas tenho uma leve preferência pelo Sporting. Esse desastre de clube da 1ª divisão.
boa semana

Anónimo disse...

O Clube Pequeninos do Jockey abriu inscrições para formar uma equipe de futebol feminino.

As interessadas devem comparecer na sede do clube veja o endereço no site www.pequeninos.com.br "UNIDADES".

Dizer que viu a chamada do Prof. Barletta vai ganhar duas aulas GRATIS.

www.portaldovoluntario.org.br/barletta
11 9554.0225 Barletta