segunda-feira, 16 de abril de 2007

O DOCUMENTÁRIO SOBRE O TÚMULO DE CRISTO


Passou ontem na SIC o famoso documentário de James Cameron sobre a hipotética descoberta do verdadeiro túmulo de Cristo. Acabou por ser inconclusivo, como se esperava, e ainda assim parece que prefiro os filmes dele.

Parece que nos últimos anos se tornou moda pesquisar as origens, a vida e todo o legado deixado por Jesus Cristo... e questionar muito ou quase tudo aquilo que moldou a sociedade dita ocidental durante cerca de 2000 anos.

E 2000 anos é muito tempo! No entanto, nem Códigos Da Vinci nem a «descoberta» do túmulo de Cristo parecem suficientes para desmontar e alterar a crença rotinada das pessoas que olham para essas questões quase como fait-divers...

A não ser que aparecesse uma prova física, irrefutável a todos os níveis, por demais evidente... mas o próprio facto de a religião se basear toda ela - incluindo as crenças muçulmanas e budistas - em algo não directamente palpável, mas sim numa tradição e numa cultura comum muito forte, faz com que as «descobertas» não atinjam níveis de fazerem com que as pessoas percam as suas crenças!

Porque as pessoas precisam dessas crenças, precisam de acreditar em algo, chamem-lhe religião ou qualquer outra coisa. No entanto, parece que tudo tende para que sejam as pessoas a adaptar a si a sua própria crença e a aplicá-la à sua maneira de ser e ao seu dia-a-dia... se disso tiver necessidade! Com provas ou não da existência de Cristo!

26 comentários:

Diário de um Anjo disse...

Não vi o documentário:-( nem sabia que tinham descoberto o túmulo...
Sim tens razão, acho que a polémica começou com a publicação do famoso Código Da Vinci.
Também concordo contigo no facto de as pessoas precisarem de algo em quem acreditar...especialmente na parte do que irá acontecer dps da morte. Eu respeito todas as crenças e também tenho as minhas. Penso é que as pessoas não deviam deixar tudo nas mãos de algo invisivel e viver aquilo o que existe da melhor forma. Aproveitar a vida, pois amanhã ela poderá não existir.

Anónimo disse...

Olá Alex!! Há pouco tempo coloquei um post sobre este polêmico tema.
Penso que a fé é a mesma independentemente da vida que Cristo teve, se casou ou não , se teve filhos ou não , se errou ou não.... Ele nasceu homem, fez-se homem, e é difícil para um ser mesmo espiritualmente evoluído viver no meio de tantos seres "estagnatários", pobres espiritualmente, rancorosos, maldosos, bárbaros.... é difícil... A minha fé com certeza não se abalará, sendo isto , verdade ou não... Vejo a vida muito além da matéria física... muito além das polêmicas ...

Beijos

Lia disse...

Todos precisamos acreditar em algo ou alguém. Uns chamam-lhe Deus, outros Alá, Bhuda, Energia Primordial, uma quantidade de nomes para um mesmo fim. Algo que nos transcende a todos, até aos cientistas.

Demover alguém dos seus ideiais não é tarefa fácil, nem mesmo com provas que poderiam ser refutáveis.

E concordo contigo... toda a gente adapta a sua religião ao que quer.

Um beijo

Olga disse...

Não vi o documentário!Esqueci-me completamete e queria tanto vê-lo!
Não é um documentário que vai apagar 2000 mil anos de crença.
Eu acredito que Jesus existiu, assim como Afonso Henriques ou Camões. Jesus foi de facto um homem importante na altura, mas não acredito que seja como nos diz a religião.Eu não tenho religião, mas acredio que existem forças que nos são desconhecidas, transcendentais.
Bjs.

mymind disse...

eu n xeguei a ver. mas sincerament n percebo a necessidade d "desmontar" a crença das pexoax, cd um acredita no k ker, se todos respeitassem as crenças uns dos outros n haveria tanta guerra nest mundo!
bjoks

veritas disse...

Olá Alexandre:

Não vi, mas gostava de ter visto; no entanto não me admira que tenha sido inconclusivo. Penso que já seria de esperar.

Bjs. Boa semana.

Cristina disse...

Vejo que foste ao jantar dos blogueiros, espero k te tenhas divertido muito
:)
beijinhu e uma boa semana

Cristina disse...

Oi Alexandre... não vi o documentário, mas também não vou perder o sono por isso.

Também concordo quando dizes que as pessoas têm necessidade de acreditar em algo. Já pensei várias vezes no assunto e, tal como o documentário, nunca cheguei a conclusão nenhuma.

Estou de volta... coisas de gaja!! :D

Um grande beijinho

Gi disse...

Segui atentamente o documentário, só me aborreceu os enormes intervalos entre ambos. Claro que os resultados vão ser inconclusivos mas já são suficientes para abanarem as convicções dos mais conservadores. Curioso como aceitaram tão bem o túulo de Caifás e não o de jesus filho de José... dificil explicar a ascenção aos céus com os ossos em jazigo de família não?!... Claroq ue quem tem fé não são umas ossadas que o vão demover, à sempre o real e o espiritual e dirão que foi assim que aconteceu ... Tudo fica na mesma, os que acreditam continuarão a acreditar, os que não acreditam não são beliscados e os que t~em dúvidas ficarão para sempre com elas. Afinal que era do sabor das coisas se não fosse envolto numa aura de mistério?
Gostei daquela equipa de contra corrente, dos que não se deixam vencer pelos poderes instituídos e gostam de mexer e saber o porquê!
Adorei o documentário, mesmo inconclusivo.

Beijinhos

Anónimo disse...

Não posso argurmentao porque não vi o programa,mas julgo que a polémica foi levanta pala obra "O Código da Vinci",no entanto cada tem pessoa tem uma forma diferente de acreditar em algo que faça mover a sua própria fé.

Por gostar do teu espaço indiquei-o como um dos cinco blogs mais bonitos,simples e muito sublime.
No post que fiz de nomeação encontram-se as indicações devidas correspondentes.

Bjs Zita

Benfiquista disse...

Eu de facto também não vi. Não foi por esquecimento. Na verdade sou ateu. Posso até acreditar que jesus existiu, mas aquilo que penso dele é que era um homem vulgar, a pensar que tinha um poder ou missão especial a desempenhar na Terra. Nasceu e morreu humano, nunca foi nada além disso. O homem criou este tipo de conceito trascendental para ultrapassar certos momentos ou situações dificeis. Agora existir Deus e jesus ser seu filho e a historia dos milagres sempre disse que era demais...

É obvio que a historia da humanidade nao provém de deus. A existir um deus será o próprio planeta Terra, que criou todos os seres vivos. No nosso caso resultamos das mudanças e aperfeiçoamento do macaco ao longo dos milhões de anos, que resultou no homem...muito pura e simplesmente...mas isto é o meu ver...

um abraço

Benfiquista disse...

Aproveito para dizer mais algo...o rearviewmirror mudou de sitio, de nome, e o seu criador mudou de nik...pelo tipo de textos meus has de perceber o que quero dizer de certeza ehehe

SONY disse...

Vi o documentário sem dúvida um trabalho fabuloso...mas...deixa-me muitas dúvidas, faltam muitas provas para se poder tirar conclusão alguma, mas de qualquer forma adoro ciencia e o que poderá ela descobrir!
Axei Fabulástico! bj Sony

Linda Paixão disse...

Olá!
Com pena minha, não tive oportunidade de ver o documentário.
Mas concordo contigo no que disseste. As pessoas têm necessidade de se agarrar a esperanças, a algo que lhes dê "uma luzinha ao fundo do túnel", para deste modo erguerem a cabeça e seguirem em frente. E isso não é mau de todo.
beijos e uma óptima semana***

contradicoes disse...

É sempre perigoso falarmos de algo que não vimos nem ouvimos, mas tomando por base o post, concordo com o autor uma vez segundo o que se diz ser a fé que nos salva, ainda que essa possa ser muito discutível. Embora tenhamos estado perto um do outro não tivemos oportunidade de dialogar durante o jantar. Aliás um dos grandes males destes encontros é que nos acomodamos e limitamos o diálogo às pessoas mais próximas. Um abraço do Raul

Anónimo disse...

Vai ver que brevemente o José Rodrigues dos Santos, escreve um livro a explicar tudo!
Abraço.

sonhadora disse...

sonhos estrelados. Beijinhos embrulhados em abraços

Mário Margaride disse...

Olá Alex!

A existência de Cristo: não será assim tão polémica como isso! É perfeitamente natural que tivesse existido.

Eu como Ateu, sou insuspeito nesta convicção. Agora a dita ressureição! Aí sim, é outra história. Estou plenamente convencido, que não passa de "filme", que a igreja nos conta há séculos. Aí estou de acordo.

Um abraço

http://avano2006.blogspot.com (Canto poético)

Maria disse...

Vi atentamente o documentário.
Espero que os responsáveis pela Igreja Católica também o tenham visto.
E que pensem, e tirem as suas conclusões...
Porque nisto cada uma tira as suas próprias conclusões, não é?

Eu, agnóstica, deixo-te um beijo

InConfidências disse...

Alexandre, Alexandre,

Ele se acha o espertalhão.Cameron quer mais é ganhar rios de dinheiro à custa da fé das pessoas desde há mais de dois mil anos atrás.

Acho que não precisamos de tais descobertas para ter certeza da existência de Cristo.Ele é tão real quanto você e eu.
Temos apenas que sentir como o sol radiante a cada um novo dia.
Basta que tenhamos sensibilidade para ver... e sentir...
A verdade da existência de Cristo?! Está aí escancarada a nossa frente!

Abraços e boa semana!!!

Páginas Soltas disse...

Olá Alex,
Eu vi o documentário com muita atênção. Não me deixando surpreendida em nada.
Na realidade, existiu Jesus...filho de José e Maria!

E na minha fê... acredito que ele veio ao mundo para espalhar a paz entre os homens!

"Ressuscitou entre os mortos"... na minha maneira de ver... Ele subiu aos céus espiritualmente...daí o aparecimento radiando luz...

Com toda a certeza que a familia de Jesus..quando morreu...foi sepultada ( daí aparecerem as ossadas), mas é tudo perfeitamente natural!
A igreja Católica ( e repara, eu sou Católica Apostólica Romana) a partir do sécula IV... Fez a BIBLIA...mas á sua maneira!

Bem, não vou adiantar- me mais sobre o assunto... senão quando chegar ao fim...já digo que sou ATEIA!!

Beijinhos Alexandre!

Maria

Saramar disse...

Olá, Alexandre.
É um prazer conhecer um blog tão eclético sem ser superficial.

Sabe, eu não sou religiosa. Creio porém, em Deus e em Jesus Cristo.
Para mim, Eles, seres infinitos e muito além da nossa vulgar compreensão, nada têm em comum com a Igreja que diz cultuá-los.

Unknown disse...

Um documentário polémico, sem dúvida. Acredito em Deus, em Jesus, mas não necessariamente da forma que a Igreja quer que acreditemos, porque é a própria Igreja a falhar... Por exemplo, porque é que durante séculos não se podia ler/estudar a Biblía? Porque era a missa em Latim, língua que a maioria não dominava?
Bem... fico-me por aqui!!

Quando puderes passa no meu blog... Está lá uma surpresa para ti!

♥*´¯`*.¸¸.*Beijinhos*.¸¸.*´¯`*♥

Magri disse...

Não vi o documentário, mas isso pouca influência tem para o que penso:

Independentemente de Jesus ter sido, provavelmente, um ser mais desperto (como Buda ou outros), ele não foi menos homem e por isso estava sujeito às leis físicas terrenas, incluindo a morte.

Não sei se morreu como resultado da crucificação ou não: podia perfeitamente ter ficado num coma que na época se confundisse com a morte e depois ter recuperado.

O que me parece perfeitamente mitológico é que o seu corpo tenha "ressuscitado", e mais ainda que tenha ascendido ao Céu fisicamente, como pretende a Igreja (para que lhe serviria o corpo físico noutra dimensão?)

Portanto, ou nessa altura ou posteriormente, o corpo dele morreu certamente e terá sido enterrado algures (onde, pouco importa).

Mas isso não tira qualquer valor ao conteúdo da sua mensagem, que me parece realmente revolucionária para a época, e continua muito importante na actualidade (mesmo com as dificuldades relativas à historicidade dos Evangelhos e à escolha dos mais representativos).

Era a essa mensagem que se devia dar importância, e não a mitologias infantis, completamente secundárias.

Considero igualmente sem importância que ele tenha ou não tido mulher e filhos, e acho um disparate a história da "Virgem" Maria, que engravidou do Espírito Santo.
Esses mitos só podem ter nascido de mentes obcecadas, para quem o sexo é igual a pecado.

Já era tempo de sacudirmos essas teias de aranha, e dar mais ênfase ao que é essencial.

eu mesma! disse...

vi o documentário e diga-se de passagem que fiquei intrigada, mas deve ter sido produzido para isso mesmo. Quando li o Código da Vinci também acreditei em tudo... Sou muito crédula, diga-se de passagem.

Acredito que jesus não subiu aos ceus,morreu e foi enterrado, mas concordo com o padre Carreira das Neves quando ele disse que Jesus era pobre(pelo menos na versão que nos é dado conhecer) e por esse facto não teria dinheiro para um tumulo tão grandioso e que não devia ser comum para a época...

Anónimo disse...

Tudo se encena, tudo se forja...
Vêem com intrujices para dizerem que a crença na ressurreição de Cristo é uma intrujice, uma lenda , uma mentira!
Actualmente o materialismo que o mundo vive, a confiança só na ciência, levam as pessoas a viverem uma religião à sua moda, uma religião light, de pantufas.
E também podem crer que há forças que estão a minar as sociedades. A Maçonaria não brinca em serviço. Essa é que é essa, podem crer. Eu sou cristã, rezo o credo e acredito nas palavras que pronuncio. E faço minhas as palavras de S. Paulo : " Se Cristo não ressuscitou então somos os mais miseráveis de todos os seres".