terça-feira, 3 de abril de 2007

TABAQUEANDO A QUESTÃO... DO TABACO!

Se a nova lei sobre o tabaco for aprovada, nem nos centros comerciais vai ser permitido fumar! Restaurantes e escolas, idem, idem... (sobre este assunto ver um post no blogue Troca de Palavras (da Pekena) que tem lá os sítios onde é ou não permitido fumar). Aqui para nós, acho que isto não vai funcionar em Portugal, não estou a ver os portugueses a «abdicarem» do seu cigarrinho só porque a lei proíbe!

Eu não fumo nem nunca tive esse hábito. Mas não sou fundamentalista quanto a isso, desde que o fumo não me incomode directamente, não tem importância! Aliás, tenho muitos amigos e muitas amigas que fumam...

E, já agora, por falar em tabaco no feminino, há algo que todos nós com certeza já nos apercebemos nos últimos tempos: há muitas mulheres a fumar! Mas muitas mesmo! Pelo menos as mulheres frequentadoras de centros comerciais, ou mais citadinas - não há nenhum rótulo para isso mas são locais onde é fácil constatar o grande número de mulheres que, se calhar não fumavam e passaram a fumar nos últimos anos. Talvez eu tenha esta visão por reparar mais nas mulheres... é possível, mas acho que era uma boa altura para se fazer uma grande sondagem sobre o assunto, pois não há estatísticas credíveis nem actualizadas.

Como já disse, não defino as pessoas como fumadoras ou não fumadoras - há mesmo pessoas perto de mim que eu até me esqueço que são fumadoras. Então, fumadores, não se esqueçam de se informarem bem dos locais onde podem fumar - é que parece que as multas vão ser pesadas. Isto, a juntar ao preço do tabaco... ui, deve pesar e bem nas contas do mês!

E vocês, o que pensam desta questão???

24 comentários:

Enfim... disse...

eu então arranjo um protesto para deixar de fumar eheheheh
Bjokas

Filipa disse...

Eu sou totalmente a favor desta medida.
Mas tal como disseste é difícil imaginar as pessoas a deixarem de fumar em espaços públicos...
Não sei até que ponto a lei vai ser cumprida se aprovada... Infelizmente.
Beijinhos**

O Sibarita disse...

Olá! Meu amigo, acho que a lei vai ser aprovada e nós fumantes temos que acatar!

Quem não fuma tem o direito de respirar o ar puro e nós os fumantes temos que ter o bom senso, é isso!

abraços,
O Sibarita

Cristina disse...

Bom dia, Alexandre. Tal como tu, também não sou fundamentalista quanto ao assunto "tabaco", até porque tenho diversos amigos que fumam.

Contudo, é desagradável estarmos num restaurante e, entre uma garfada e outra, levarmos com uma baforada vinda de uma mesa atrás.

Enfim, os senhores de gravata lá longe, em Lisboa, é que sabem o que fazem :)

Beijinhos grandes

(desculpa andar meio desaparecida! Sintra deu cabo das minhas reservas de energia!)

eu mesma! disse...

eu deixei de fumar há 3 anos e passei pelas seguintes fases:
- não me importar que ao pé de mim fumassem, até gostava do cheirinho
- não me importava que fumassem e não reparava no cheiro
- comecei a não gostar que fumassem ao pé de mim
- detesto o cheiro a cigarro e sei se alguém fumou em determinado lugar. Se chego a casa e noto o cheiro , sei que a minha empregada fumou lá dentro e fico fula
- ontem passei num lugar na rua onde estavam a fumar e não gostei mesmo nada

Conclusão depois de fumar 1 maço por dia tornei-me fundamentalista! de modo que ACHO MUITO BEM!

Al Berto disse...

Viva Alexandre:

... muito simplesmente que se deve respeitar o comportamento natural do ser humano que é... não fumar.
O fumar foi um vício que se arranjou depois.
Ora se existirem estas limitações as gerações mais novas pensam duas vezes antes de começar esse terrível vício.
Pelo menos aí há um benefício... para não falar dos outros.
Um abraço,

Isabel Filipe disse...

Vim desejar-te uma Boa Páscoa ...

beijinhos

melga meiguinha disse...

Alex,

Concordo com a lei e aplaudo de pé.
Sou asmática já com gravidade e não calcula o martírio que é sair para almoçar com a família e começar com uma crise por causa dos vizinhos do lado que não respeitam ninguém.
O mesmo tem acontecido quando vou lanchar a algumas pastelarias.
Você que é da minha geração provavelmente ainda se lembra de quando era permitido fumar nos transportes públicos.
Quantas vezes saí de casa bem de saúde e depois de apanhar com o fumo de muitos passageiros, chegava ao emprego, viam a afliçáo em que eu estava e voltava de taxi para casa.

Esta nova lei só peca por ter demorado tanto.

Beijocas e uma boa páscoa.

david santos disse...

Ufa!
Boa Páscoa!

Aragana disse...

Eu penso que é para o bem da saúdinha de todos!

;)

Kalinka disse...

Porquinho-da-Índia
Quando eu tinha seis anos
Ganhei um porquinho-da-índia.
Que dor de coração me dava
Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão!
Levava ele prá sala
Pra os lugares mais bonitos mais limpinhos
Ele não gostava:
Queria era estar debaixo do fogão.
Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas...

— O meu porquinho-da-índia foi minha primeira namorada.
Manuel Bandeira (1886 - 1968)

LINDA ESTA POESIA, não é?
VOTOS DE BOA PÁSCOA.

Kalinka disse...

Não comentei o teu artigo porque...cada macaco no seu galho e a poesia era linda demais, para juntar «tabaco».

Eu já li sobre a nova lei e, garanto-te que, do que depender de mim a multa será certa; inclusivamente li que nós podemos escrever no «livro amarelo» uma queixa se estivermos em restaurantes...fechados.
Por mim já chega do que tenho sofrido como fumadora passiva.

E, menino, quando me diz algo sobre a ida ao jantar? estou à espera.
Beijokas.

Márisa disse...

Eu concordo com a medida.
Também tenho amigos e amigas que fumam, apesar de eu não fumar. No entanto, eles têm sempre cuidado quando fumam e eu estou por perto. Penso que não é admissível numa papelaria ou até nos corredores da universidade ter de levar com o fumo do tabaco de outros.

Deixei-te um desafio no meu cantinho.
Beijinhos

Olga disse...

O fumo incomoda-me muito. Mas nos bares e discotecas tudo bem.Agora nos restaurantes e pastelarias é que detesto.Não gosto de comer com fumo ou coisas a saber a fumo.E dói-me ver crianças a levar com o fumo de tabaco (e às vezes são os próprios pais a fumar junto a eles!!!).

Beijos.

Pekena disse...

Bigada pela atenção :)
Temos que andar a avisar o pessoal sobre esta situação!!

Realmente não tenho qualquer tipo de problemas em estar junto de fumadores, até porque quase todas as pessoas com quem lido diariamente fumam. No entanto, apesar de não ser fumadora e até ficar contente com a lei, acho que a sua aplicação vai ser complicada... como é esperado, claro!! O povo não está preprado!!

Na minha opinião, deveria haver zona de fumadores e não fumadores nas áreas comerciais tais como por exemplo cafés, restaurantes, espaços de convívio, lares (sim porque agora e cada vez mais os velhos fumam ahahah)!
Mas pronto, é obvio que não iria ser fácil aplicar este tipo de medida... :/

Deixemos as coisas não mão do Governo!

Suspiros disse...

Não sou fumadora e tenho a certeza que se a maioria dos fumadores pudesse olhar (só um minutinho!) de um ângulo afastado para si próprios, uma grande percentagem desistia na hora do vício... Escusar-me-ei a comentar o porquê... claro! Lol
Mas é óbvio que os direitos dos fumadores (também)terão de ser respeitados.
A ver vamos!

Espaços abertos.. disse...

Bem este tema "dava pano para mangas" como se diz aqui o Alentejo!!!já nãp me atinge,deixei de fumar ha muitos anos .

Desejo-te uma Santa e Feliz Páscoa.

Bjs Zita

angel bar disse...

Querido Alex, pois como sabe também não tenho este hábito. Mas com o número de mortes a aumentar por isto, e alguns são fumadores passivos, acho que se devem tomar medidas... Um grande beijinho

Marlene Maravilha disse...

Aplaudo esta medida em número e grau! Odeio cigarro! Estou no meio de pessoas não fumantes, graças a Deus! Acho que os fumantes deveriam ter um desconfiômetro e mudar as atitudes.
abraços

Alvaro Gonçalves Correia de Lemos disse...

Oi meu amigo,

Vinha apenas para te desejar uma boa Páscoa, pois ainda estou bastante adoentado e em baixo, mas depois de lero que dizes e ler também alguns comentários, me desculpa, não consigo resistir, SIM SOU FUMADOR, E COM MUITO PRAZER, QUE BOM MARAVILHA!!!!! E sabem que mais, o comporatmento natural do homem pode não ser totalmente aquele que aqui dizem alguns, pois fumar, não é de agora á alguns tempos, é uma coisa que já vem de muito longe, bem láaaaa para trás, até se fumava não propriamente tabaco, mas outro tipo de coisas, talvez mais nocivas talvez não, é como a questão do abortar, ou não, afinal se dizem que a mulher tem direitos sobre o seu corpo, e eu acho que sim, mas não sobre o corpo de alguém que ainda não pode se manifestar e dizer eu quero morrer, mama mata-me para que sejas felizs, então porque não posso eu ou outros fumarem, MAS SLIENTO BEM E COM O DEVIDO RESPEITO, sempre tendo em questão de não atirar o fumaça para cima de quem não fuma, e até mesmo não atirar a fumaça para quem fuma, por exemplo eu fumo sim, mas detesto levar com fumaça, e odeio atirar a fumaça para cima de outros, sabes meu amigo temos sim, é de saber e aprender a respeitar tudo e todos e não brincar, nem mandar na vida de outros, como vês eu sou fundamentalista ferranho, mas fundamentalista no que concerne aos direitos de quem tem realmente direitos, e não daqueles puritanos metidos a tontos e cheios de mania.
Me desculpa, mas adorava poder mandar neste país por algum tempo hehehehe, acho que todos iriam ter saudades mesmo daquele que venceu o concurso do maior português, VOLTA ANTÓNIO, ESTÁS PERDOADO, VOLTA MEU QUERIDO SALAZAR, E MATA-ME ESSE DITADOR FUNDAMENTALISTA O ALVARO, lololol.
Me desculpa, Alex, o sangue ferveu.
Desejo-te uma boa e Santa Páscoa e uma maravilhosa semana cheia de luz em teu coração.
Xi - corações mil.

Diário de um Anjo disse...

Já não era sem tempo que esta lei fosse aprovada. Não tenho nada contra quem fuma mas tenho a quem o faz sem respeitar o outro.
Boa Páscoa!!!
Beijos

Anónimo disse...

Acho muito bem... é insuportável estar num restaurante a comer e sequer conseguir sentir o cheiro da comida... saimos de casa lavados, cheirosos, e basta ir ao centro comercial e voltamos para casa a cheirar tabaco...é horrível, ainda mais para quem tem problemas respiratórios, o que é o meu caso e de cada vez mais pessoas...

pé descalço disse...

Alexandre

O nosso país em termos de leis até que se pode considerar na rota do desenvolvimento, o problema está na sua aplicação e fiscalização.
Pelo que me petecia dizer a esses senhores legisladores(deputados):
- leis há muitas seus palermas mas primeiro há que dar o exemplo e depois então sim façam os outros cumpri-las...isto porque a assembleia da república enquanto espaço público fechado ainda não está livre do fumo do tabaco...

E como não fumador só me apetece dizer mais uma coisa, será que todos aqueles que fumam não são capazes de viver o seu vicio/prazer como lhe quiserem chamar, sem prejudicar a saúde e bem estar de quem os rodeia?...ou será que nem sequer se lembram que outros têm o direito a não ser obrigados a inalar o fumo passivamente!!!

um abraço

Patrícia disse...

Bem... eu sou a favor da medida. Até o meu pai já é, mas só porque deixou de fumar há um mês, depois de o fazer durante quase 40 anos...

Quanto à questão das mulheres, não é por acaso que reparas que muitas fumam. Penso que já começo a conhecer mais fumadoras que fumadores. Muitas pessoas tem a (estranhíssima) sensação de que fumar lhes dá glamour e um toque sensual.