sexta-feira, 6 de abril de 2007

«A PAIXÃO DE CRISTO» EM TEMPO DE PÁSCOA

Acabei de ver «A Paixão de Cristo» na televisão. Quando o polémico filme de Mel Gibson estreou no cinema em 2004 não cheguei a vê-lo, portanto, agora foi uma oportunidade para confirmar se o exagero da violência com que caracterizaram o filme tinha razão de ser.

Não vou aqui debruçar-me sobre a veracidade dos factos, até porque não tenho conhecimentos históricos para o fazer (e alguém terá?), simplesmente acho que o filme serve para reflectir sobre a «missão» da Humanidade, se é que a Humanidade tem alguma missão!

A verdade é que a história do Homem tem sido construída ao longo dos milénios com uma violência extrema (para os nossos parâmetros actuais) - e acho que nos últimos anos nos países ocidentais se vive num autêntico paraíso, se comparado com tudo o que está para trás! Contudo, a violência desses tempos não será muito diferente da violência sobre os escravos, sobre alguns povos na II Guerra Mundial ou até a violência que se está a viver no Iraque neste momento, e noutros pontos do Globo, por exemplo.

O Homem é a única espécie que se auto-destrói em massa e organizadamente - a reprodução dos humanos é que consegue ser superior à sua destruição. Mas nem sempre foi assim: épocas houve em que a população mundial regredia, mercê de guerras endémicas e de epidemias devastadoras. A história de cada uma dessas almas que sucumbiu sem deixar história é impossível de contar, resta saber qual a missão da Humanidade: será que valeu a pena, será que vale a pena, será que valerá a pena? Se calhar a designada Páscoa era uma boa altura para pensar um pouco nesta falta de sentido da Humanidade... A Terra agradecerá quando o Homem desaparecer da sua face...

26 comentários:

Menina do Rio disse...

Taí Alex, uma coisa que concordo plenamente contigo! Se formos escavar a história da humanidade veremos que sempre correu rios de sangue em todas as épocas.As rixas e contendas de hoje diferem apenas em função da evolução não do ser humano, mas da artilharia. Esta semana fui ver 300 - O Filme e como todo épico, independente de ser baseado em quadrinhos mostra as lutas sangrentas das quais somos herdeiros

Beijinhos e Boa Páscoa!!!

Escorpiana Explosiva disse...

ESSE FIMEL É MUITO TRISTE MAS ADOREI VELO DE NOVO DOIS DIAS ATRAS.
MAS CONFESSO Q É MUITO DIFICIL DE ACREDITAR NO Q OS HISTORIATIRES ESCREVEM POIS CADA ANO Q PASSA SURGI UMA NOVA HISTORIA. DESEJO BOA PÁSCOA

veritas disse...

Olá!

Concordo contigo. Também estive a rever esse filme ontem.
Desejo-te uma doce Páscoa!

Bjs :))

Páginas Soltas disse...

VENHO DESEJAR-TE UMA FELIZ PÁSCOA!

Beijo da

Maria

sonhadora disse...

Desejo-te uma boa Páscoa.
Beijos embrulhados em abraços

Anónimo disse...

OlA
á Alexandre, pois rolam os seculos, a violencia aumenta a olhos vistos, a mensagem de Cristo de nada vale...
A Terra agradecerá quando o Homem desaparecer da sua face...
bjca e fica bem

Diabba disse...

O homem é um virus que vai acabar por morrer do seu próprio "veneno", pena é que leve um planeta tão jeitoso como este atrás...

beijo d'enxofre

antónio paiva disse...

...............

Um filme fantástico em minha opinião!

Quanto ao expões é assim mesmo lamentávelmente.

.....................


Abraço e Boa Páscoa

Ana Luar disse...

"A Terra agradecerá quando o Homem desaparecer da sua face..."

Tão bem dito que eu diria mais...
esta terra, que hoje, cospe lágrimas do céu
Numa recusa, de perdões inúteis, pela impunidade das rimas.
Terra castanha, preta, vermelha….
Terra indignada, que vomita, os malefícios, causados pela violência.
Carregando no seu regaço, gemidos das vidas,
injustamente perdidas

Gio disse...

Quando o filme saiu no cinema eu não fui ver porque achei que não ia aguentar a carga emocional... e fiz bem porque quando o vi depois em DVD tive que fazer varias pausas com a desculpa de ir beber um copo de agua ou ir a casa de banho...
boa Pascoa para ti Alexandre.... um beijinho

angel bar disse...

"os homens dizem que a vida é curta, e eu vejo que eles se esforçam para a tornar assim."
Jean Jacques Rousseau

Anónimo disse...

Uma Boa Páscoa é o meu desejo! Saudações fraternas.

Fénix disse...

Feliz Páscoa.

Beijinhos.

PoesiaMGD disse...

Provavelmente, a Terra só sobreviverá se nós humanos morrermos... triste sina... Um abraço

Juℓi Ribeiro disse...

Alexandre:

Agradeço e retribuo
os votos de felz Páscoa!
Agradeço a visita.
Venha sempre!
A casa é sua.
Concordo plenamente
com você...

Gosto muito desses versos
que me fazem refletir
sobre a humanidade:

SE TODO ANIMAL
INSPIRA TERNURA,
O QUE HOUVE,
ENTÃO COM OS HOMENS?
(Guimarães Rosa)

Beijo.*Juli*

cacharel disse...

Quem é o único culpado de tudo o que existe de negativo nestes quatro cantos do mundo?...

No dia que li "Quanto mais conheço os homens, mais gosto do meu cão", reflecti muito. Hoje o teu texto fez-me reflectir mais ainda...

Beijo doce e continuação de uma PÁSCOA FELIZ!

Helena disse...

Alex querido!
Espero que tua Páscoa esteja a ser doce.
Pois e o filme, que eu evitei ver no cinema, e desta vez, na tv, tb não consegui. Sinto que me vai fazer mal, não sei se aguento enfrentar o facto de que "isto" pela terra, sempre foi sangrento.
Só de ver aqui as fotos, o meu coração bateu mais depressa. Não consigo :(, todo aquele sofrimento de Jesus não valeu de nada.
Tantos beijos!

Catarina Alves disse...

Alexandre,

um beijinho grande com desejo de uma Boa Páscoa!

Nani

Linda Paixão disse...

Ainda cheguei a tempo de desejar uma óptima páscoa, com muitos sorrisos, saúde e felicidade!
Beijos!

Linda Paixão disse...

P.S.:Amanhã volto cá para me pôr a par das novidades

ju disse...

Não vi esse filme. Sei muito mal do que se trata. Quanto á veracidade dos factos cada dia que passa ela altera-se, por isso....

Beijinhos.

Crystalzinho disse...

O filme é bastante violento mas eu gostei muito da sua mensagem.

Sempre vais ao jantar dos bloggers?

Bjs

Isabel Moreira disse...

obrigada...
óptima páscoa
um beijo

sonhadora disse...

Agradeço o teu comentário e desejo-te uma boa semana.
beijo

Anónimo disse...

"A Terra agradecerá quando o Homem desaparecer da sua face"... Frase forte, de significado que nem todos compreendem..

Não tenho medo da morte, acredito que seja apenas mais um início de vida... um novo recomeço, mas no mesmo espírito...Talvez o Planeta tenha sido criado para isto, para servir de palco sanguinário...quem sabe? Talvez a dor e o sofrimento seja necessário para a nossa evolução... é triste mas talvez seja o único meio .... é complicado..

Mais uma vez um belo post... texto que nos faz pensar e reflectir..

Bjs

foreveryoung disse...

Infelizmente tens muita razão naquilo que dizes!
A mim chocou-me ver o fime, mas chocou-me por saber que tudo pode ser real, e que a violencia é algo bem real!
O ser humano consegue ser benéfico, quando quer, mas também chocantemente destruidor!