quarta-feira, 18 de abril de 2007

PAULO PORTAS, SANTANA LOPES E EMÍDIO RANGEL!


O que têm em comum Paulo Portas, Pedro Santana Lopes e Emídio Rangel??? Os dois primeiros são políticos profissionais, o último é um homem da comunicação...

Decorre agora o debate entre Paulo Portas e Ribeiro e Castro, candidatos à liderança de um partido cada vez mais depauperado, o CDS/PP.

Mas não venho aqui falar do debate, quero antes abordar a personalidade destas três figuras públicas: são um tipo de pessoas que precisam de construir... para destruir depois... para voltar a construir... - precisam de desafios e de adrenalina para voltarem regularmente à ribalta.

Começando por Emídio Rangel: ele foi o arquitecto da SIC, levando aquele canal de TV aos 50% de audiência no ano 2000; e foi ele também que destruiu muito do que fez, deixando a SIC abaixo dos 30%, mercê de contra-programação e uma completa falta de respeito pelo público.

Santana Lopes era o eterno derrotado no PSD até que chegou finalmente ao poder em 2004... e só fez merda nessa altura (desculpem-me o termo!). Ele só tinha que gerir o legado de Durão Barroso, mas pôs-se a inventar e foi o que se viu!

E agora Paulo Portas: como jornalista fez e desfez o Independente, como político (algo que ele em meados dos anos 90 disse nunca querer ser!!!) aniquilou Manuel Monteiro há 10 anos e tem sido uma espécie de iô-iô desde aí. Voltou a «prová-lo» quando se afastou do PP há 2 anos por o partido ter perdido um deputado em relação à legislatura anterior, e voltou agora como «salvador da pátria», neste caso do partido que, a continuar assim, em breve terá mais dirigentes que votantes...

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

OUTRO ASSUNTO: HIPOCRISIAS

HIPOCRISIA 1 - Não posso deixar de referir a hipocrisia que foi a inauguração do maior hospital privado em Portugal, o Hospital da Luz em Lisboa, com o descerrar da lápide por parte do Presidente da República, Cavaco Silva, e com a presença do Ministro da Saúde, Correia de Campos. Numa freguesia - Carnide - que nem tem Centro de Saúde; com urgências e centros de saúde a fecharem pelo país inteiro e as inconstitucionais taxas moderadoras a subirem, só posso afirmar que estamos entregues à bicharada. Agora vale tudo na política...

HIPOCRISIA 2 - Os números «oficiais» dizem que o desemprego está a diminuir em Portugal, porque há menos inscritos nos Centros de Emprego! FALSO! O que acontece - e nem a comunicação social sabe ou quer explicar isso - é que muitos milhares de trabalhadores perderam entretanto o direito ao subsídio de desemprego, e deixaram de fazer parte das estatísticas oficiais... embora continuem a fazer parte das estatísticas de desempregados que não conseguem arranjar emprego na vida real - a maior parte por causa da idade e da falta de qualificação. É o país que temos... mas não devia ser!


Bom, e chega de politiquices... prometo que esta semana já não falo mais em política nem programas de TV!!!

13 comentários:

Benfiquista disse...

Ou seja, três tipos, três idiotas, três derrotados lol...

um abraço

Cristina disse...

Todos eles a certa altura mereceram a minha consideração:: o Paulo Portas quando dava voz às classes, o Pedro S. Lopes quando era Presidente na Fig Foz e o Emídio Rangel, exactamente por ser um homem da comunicação.

A certo momento, todos (de)caíram.

Apesar de tudo, o Rangel é aquele por quem nutro uma menor antipatia. Não sei porquê...

Um beijinho grande

Um Poema disse...

Políticos... a peste dos povos.
A fina flor do entulho está, ou quer estar, na política.
Vadios, fala-baratos, ladrões, aldrabões, jornaleiros, pasquineiros, charlatães, bichareis, oportunistas, etc, etc, todos eles se intitulam políticos.
Comparado com eles qualquer Marcola é menino de coro.

Um abraço

Al Berto disse...

Viva Alexandre:

Há uma grande diferença entre quem critica os políticos no sentido de ter uma melhor política e melhores políticos, (a isso chama-se crítica construtiva) e aqueles que aproveitam a crítica séria destes para, oportunisticamente, colocarem em causa todos os políticos e rotulando-os da pior maneira como se, como em qualquer outra actividade, não houvesse gente boa e gente má.

Esta maneira de estar é própria de indivíduos reaccionários, com tendências fascizantes, que não incluem Salazar nem Caetano no seu rol de "políticos" com tais características.

Normalmente são retornados despeitados que, em África, exploravam o "preto até á medula".

Os mesmos que, quando se referiam a PORTUGAL o chamavam de "O Puto".

- "Este ano vou de férias ao Puto"
... no seu sentido mais depreciativo.

Agora, "O Puto", matou-lhes a fome e deu-lhes um lugar para viver.

São verdadeiros inimigos da democracia e parasitam-na com estes rótulos.
São a verdadeira escumalha nacional.


Todos temos que estar atentos a estas manifestações encobertas que aproveitam do legítimo descontentamento de algumas franjas da população.

Tu sabes ao que me refiro.
Forte abraço,

Lia disse...

É a política que temos, preocupada com o que se "vê" e não com o que se "faz"...

Voltei a nomear-te :)

Um beijo

Luís Galego disse...

assim deviam ser as apreciações criticas nos nossos orgãos de comunicação escrita...

Lusófona disse...

Bom dia Alex!!

Pergunto-me: Quando é que vamos nos revoltar contra essa corja à sério...

O seu blog foi nomeado por mim, és um dos 5 blogs que eu escolhi... que me faz pensar..

Bjs

sonhadora disse...

Canto porque o amor apetece e nem sempre acontece.
Beijinhos embrulhados em abraços.

Anónimo disse...

Quanto ao ministro da saude, apenas gostaria que lhe tirassem o fato e gravata, deixam-do-lhe apenas o bilhete de identidade, Sim porque este documenro ainda não identifica o cargo politico de cada um, e pondo a hipotese de ele estar afónico, o entregassem na porta de um qualquer hospital Público.

O Sibarita disse...

Alexandre, a sua indignação estampada no texto é tal e qual como fico aqui no Brasil com certos politicos e jornalistas, parabéns!

abraços,
O Sibarita

Unknown disse...

Excelente texto, boas críticas e claro, como sempre, um tema fundamental!
Gostava era de saber quando haverá portugueses que façam frente a este tipo de "gente"...

♥*´¯`*Beijinhos*´¯`*♥

Catarina disse...

Não gosto nada desse Paulo Portas, tem cara de safado e eu nunca faço erros e raramente me engano... ou sera nunca me engano e raramente faço erros?? Sei là! O que interessa é que a cara dele não engana quase ninguém!

Abraço;

Pekena disse...

Excelente reflexão Alex!!

Eu também não gosto de nehum deles. Talvez o melhor dos piores ainda seja o Rangel...
Mas o Santana detesto mesmo. Que me desculpem se estou a ofender alguém, mas não gosto nada vezes nada e ponto final!!

Essa das estatísticas do desemprego é que não sabia mesmo. Realmente! Até deve ser a própria comunicação que já nem divulga os elevados números de desemprego que um país tão pequeno como o nosso acarreta. Infelizmente!!

Super beijinhos!!---> by Alex Achei tão giro ehehh :)