sábado, 20 de outubro de 2007

E A MANGA CURTA DURA... E DURA... E DURA...


O meu avô - que era um sábio - sempre me disse que Outubro era um mês em que chovia muito e em que as temperaturas desciam. E que tinha que ser assim, dizia ele, para que as frutas apanhadas em Setembro não se estragassem e o vinho nas adegas não azedasse! Ele é que sabia!

E o que vemos nós agora neste Outubro? O Sol está a escaldar, as aves não migram, as noites continuam quentes... e as lojas de roupa começam a entrar em pânico porque as colecções Outono/Inverno ficam nas prateleiras!

Bom, com o problema das roupas posso eu bem... Eu vou é fazer queixa ao meu avô porque não chove e nem faz frio, e eu não acredito que ele me mentisse porque contou-me tantas histórias fantásticas! Eu acho é que alguém lá em cima se deixou dormir e esqueceu-se de carregar no enter para activar o Outono!

E lá temos nós que continuar de MANGA CURTA, o que... por acaso, nem sequer é uma chatice... mas uma chuva miudinha e uma brisa à noite na cara já sabiam bem! Tudo tem o seu tempo... digo eu!!! E, vocês, que dizem?

A tocar Always the Sun dos Stranglers
porque... nem de propósito!

28 comentários:

Sol da meia noite disse...

Sinal dos tempos!!!

Na manga curta que dura... e em tanto mais!
Tanta coisa ao contrário nesta vida!

*

Cristina disse...

Global warming? será? No tempo do teu avô ainda não tinham conhecimento :)

Aqui já fez dias frios, mas nos últimos dias tem feito calor novamente...

Isto anda tudo mesmo mudado...eu não me importo porque gosto é mesmo de calorzinho

:)

beijinhus

BlueVelvet disse...

Pois lá que a tradição já não é o que era, é um facto.
Mas deixe lá os dias quentes,as noites quentes,o amor quente,a paixão quente.
Nada como o calor para nos despertar os sentidos.
Bjinhos quentes

Kalinka disse...

ESTOU DESLUMBRADA A OUVIR A FANTÁSTICA MÚSICA
«ALWAYS THE SUN»

MUITO OBRIGADO PELA PARTILHA.

MIGUITO, quero pedir-te um grandeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee favor: ensina-me a pôr músicas no meu blog, pode ser?

Bom fim de semana.
Beijitos.

Eme disse...

Digo-te que estou sinceramente preocupada.As alterações climáticas não são novidade para ninguém hoje mas vejo por vezes uma ignorância fatal nos povos que até me passo. Se chove dois ou três meses pensam logo que o problema está resolvido, que será mais um ano que as coisas sairão com bons resultados, boas produções etc.. estamos safos,dizem. Nem jogam a favor do futuro. Por cá andam a sorrir porque o sol e o calor são óptimos,porque continuam a estrear o vestido comprado nos saldos e não se apercebem que a água está a escassear, que a folhas ainda não cairam, as árvores precisam de entrar em estado de latência para darem frutos nos próximo ano, que até os fungos que crescem na terra e tão necessários ao bom equilibrio da mesma podem devido a isto tornar-se autênticas pragas não deixando crescer mais nada, etc.. Uma lista interminável de efeitos a nível microscópico mas igualmente devastadores. Não se apercebem que este tempo pode repentinamente em Julho de 2008 originar umas cheias catastróficas quando menos se espera. A Inglaterra também não o esperava..! Foi alguém lá em cima? Não, fomos nós cá em baixo infelizmente. E continua-se alheio, porque só acontecerá o pior daqui a ... 10 anos(?). Não pertenço a nenhuma seita que prega cenários apolípticos, nem estou aqui a gritar com os braços no ar que vem aí o fim do mundo :), mas como bióloga, começo a olhar as coisas mais pequenas.E são essas que me preocupam. Bem hajas pelo tema Alex porque vai despertar as pessoas para algo importante e talvez compreendam que todos têm de dar o seu contributo.

Beijinhos

Anónimo disse...

Fiz hoje oito meses de praia seguidos em Portugal! Uau! Parece um país tropical! Às 16 horas nadava em pleno Atlântico Norte com a água mais quente que em Agosto, um mar calmo a encher, pessoas calmas, espanhóis, ingleses. A Antonieta e eu nadámos até ao meio do mar, lá bem no meio, agora já não há nadadores-salvadores para apitarem, nada, só nós os dois a boiar no meio do Atlântico e lá longe a terra, um cheiro intenso a «marisco», mergulhar e não ter pé, saber que estamos por nossa conta, viver ou morrer, que importa o resto, os problemas, os juros altos, o petróleo a indicar novos aumentos de combustíveis, ps, psd, europa, tratados, um milhão de desempregados, ferraris roubados a quem trabalha. O nosso sofá, o que nos dá repouso: o alto-mar, boiar, boiar, nadar sem fundo, mergulhar, ofuscados pelo espelho deslumbrante da água lambida pelo sol, e um beijo, um beijo longo e salgado de dois seres simples, ali, no meio do mar, bem no meio, no fim de Outubro de 2007.

Teresa David disse...

Concordo plenamente contigo. No meu caso nem manga curta aguento, ainda ando com ela á cava! Mas o Al gore até ganhou o prémio Nobel, exactamente por alertar para as transformações climatérias que o Planeta está a ter.
Bjs e bom fim de semana
TD

Ka disse...

Pois meu amigo, eu cá agradeço este solzinho pois com a chuva vêm as "ites" todas para o meu rebento. E digo uma coisa, hje o dia esteve delicioso ...verdadeiramente delicioso para se estar na praia, para se passear (coisas que fiz :) )

Mas embora encantada com este tempo confesso que já começo a sentir falta do tempo típico desta época.

Beijinho e resto de bom fim-de-semana

Sei que existes disse...

Pois é, este tempo anda todo alterado! O mal nem é da roupa, que sinceramente também não me importo de andar de manga curta (se bem que também gosto da roupa de inverno...), o mal é mesmo tudo o que modifica na natureza por causa de este calor excessivo fora da época e a falta da chuva!... isso sim,é realmente muito preocupante!
Por este andar não se avizinha boa coisa para o nosso futuro...
Beijinhos grandes

Pena disse...

Simpático Amigo Alexandre:
O teu Avô estava certo. Todos os avôs têm razão e não mentem, acredita?
São inigualáveis para netos curiosos como tu.
Há tempos passados, por esta altura, sentíamos a chuva bater na vidraça. Sentíamos escorregar as viaturas na geada da estrada. Lembras-te?
Fazia-se a vindima com alegria porque a chuva amadurecia as uvas nas videiras encarriladas e certinhas, por convenção não sei de quem. Punhamos escadas nas ramadas para recolher os frutos preciosos que fazem o vinho.
Hoje, não há nada disto ou que se pareça.
Sim! As eternas roupas sem manga.
Olha, não te aborreço mais, mas acredita que o teu avô tinha razão.
Sem blasfemar ou desrespeitar Ninguém creio que a culpa vem Lá de Cima. Não se pode fazer tudo perfeito. Ele quis assim, assim será. O Respeitinho a Ele que comanda o tempo que passa é muito lindo!
Parabéns ao teu avô pelo neto brilhante e talentoso que o recorda com um amor imenso e uma dúvida que lhe estragaria a noite só de a pensar.
Abraço Amigo

pena

joaninha disse...

Pois é o outono deveria ser como o teu avô dizia, mas as coisas sofrem mutações... mesmo que não o queiramos... mas em 1958, Outubro esteve com a primeira quinzena bem quentinha... que sol!
Mas aqui o que está em causa é a escrita leve e com muita beleza com que nos presenteias... a manga curta vem na sequência. Gostei! Um abraço

irneh disse...

De dia muito calor, mas de noite, pelo menos hoje, já se sente algum frio. Mas já nada voltará a ser como dantes. Já não vale a pena separar roupas de Verão e de Inverno.

Beijinhos

Anónimo disse...

Para todos aqueles, que como eu gostam de calor, até nem estamos mal. Mas na verdade a sensação é estranha,o calendário diz-nos que estamos no Outono e quando de manhã abrimos a janela, vemos o brilhar intenso do sol e o calor típico de outra estação.
Consequência das evoluções e mudanças dos tempos. vamos ver até quando o sol e o calor e as roupas de verão nos vã acompanhar.bjs :)

Tiago Mendes disse...

Começo a pensar que não temos escolha... mas não me importo nada de andar de manga cuurta! :D

Um abraço ;)

BF disse...

Eu digo que tens razão... Concordo contigo.
O Verão resolveu juntar-se ao Verão se S. Martinho não tarda...

É caso para dizer - "O MUNDO AO CONTRÁRIO"

beijinhos
BF

Jasmim disse...

tudo muda, o tempo também...
Vestamo-nos então de acordo com a temperatura e meditemos sobre o nosso papel nas alterações climáticas...

mymind disse...

epa eu ate tou a gostar disto, pk n gosto de andar a xuva, mas sei k isto n é bom para a nossa Terrinha kse redonda =/ e infelizmente a culpa de todos esses disturbios é Nossa!
boa semanita, olh k a partir de 3ª ja n há tanto bom tempo - dizem eles!
bjinhos grandes!

Alice Matos disse...

Claro que tudo tem o seu tempo... Era suposto ser assim... Experimenta a ensinar a um grupo de malandrecos do primeiro ano de escolaridade que estamos no Outono... que caem as primeiras chuvas... que nos agasalhamos melhor... e eles a rirem na tua cara "Acho que não percebes nada disto! Tá bom é pa dar uns mergulhos na piscina de plástico do Manel..."

Querido Alexandre... estive a ler os teus últimos posts... a falta de tempo livre tem-me impedido de realizar as minhas visitas como gostaria...

"L'étè Indien" de Joe Dassin...

Pois é... também eu escrevi durante muito tempo todas as insignificâncias da minha pouco interessante vida... Escrevia as horas e tudo...

Neste momento são pedaços de papel que nem consigo abrir, nem deitar fora... As insignificâncias tornaram-se pesadas para quem recorda...

Beijos para ti, Lice

Benfiquista disse...

Pois é, realmente tem estado mais quente do que o costume. Costume esse que já dura uns anos. O Outuno cada vez mais se pega com tempos de Verão...

abraço

Filoxera disse...

Eu sei que, em termos económicos, nomeadamente no que respeita à agricultura, não é bom. Mas não me importaria que fosse sempre assim, tempo para andar de manga curta e saia ou calções.
Hoje fui à praia; que bem me soube...

veritas disse...

Temperaturas fora de época. Deveriam ter vindo no tempo de férias, quando havia oportunidade para usufruir de formas bem diversificadas...

Bjs. Boa semana.

Alda Inácio disse...

Olá amigo participante da campanha contra a miséria, estou guardando teu voto. Abraço, Alda

Andreia disse...

Podes crer! Este ano as estações mudaram!

Olga disse...

Eu adoro todas as estações do ano...e já estou com saudades do Outono!Nunca mais chega.
Os meus avós também dizem que já fazia falta uma chuvita, que os campos precisam dela! "O TEMPO ANDA MALUCO!"-desabafam.

Bichodeconta disse...

Dá que pensar tudo o que se passa em nosso redor. As águas dos mares que sobem de nível, porque os glaciares estão a derreter, e tudo, tudo a ficar diferente.. É verdade que sempre me lembro de ter um verão de S. Martinho, mas antes havia chuvas e frio.. Colhia-se a uva que o sol havia dourado e amadurecido, mas os dias de vindima, por vezes já eram chuvosos... Tinha razão o teu avo, claro que tinha..A sabedoria popular continua a ser credível... E eu que gosto de sol, delicio-me com estes dias.. Mas cá para mim, andaram a avisar tanto com o verão, que seria o mais quente dos últimos não sei quantos anos, afinal o Inverno que tarda, deve chegar depois, de repente e como se diz na minha terra, deve vir de botas e esporas.. Aqui no Ribatejo onde me encontro este ano deve haver cheias daquelas muito bravas.. UM ABRAÇO, BOA SEMANA.. sÁBIAS AS TUAS PALAVRAS DE SEMPRE...

PS:Pois e quando o frio chegar, quem tiver lareira, pode enroscar-se e ficar num mundo de magia também..Adoro lareira, faz sonhar.

Anónimo disse...

Conheço um provérbio antigo que diz:
"Outubro suão, faz negaças ao Veráo", que é como quem diz que antigamente os nossos antepassados verificaram que o mês de Outubro era frequentemente caracterizado por temperaturas amenas e por calmarias relativamento ao vento... por isso não fiquem tão receosos, pois a chuva após este calor todo, vai ser muita...
eu estou à espera dela com ansiedade.
Que chegue o Outono clássico cheio de cores lindas e cheiro a humidade e castanhas assadas,e adornado pelas romãs e tângeras do meu contentamento!

turbolenta disse...

Eu costumo dizer que os culpados são os Americanos. Desde que eles foram à lua o clima ficou alterado.
Ainda há poucos dias fui à praia e não estavam lá apenas 1 ou 2 malucos. Havia lá muitos!
Mas, embora não goste demasiado do tempo muito frio ou chuvoso, a verdade é que a chuva faz mesmo muita falta e já era tempo de chover.
Mas... se calhar ainda vamos ter o Verão de S.Martinho e só depois será oficialmente inaugurada a época invernosa.
O cheirinho a Outono já chegou.
E com ele as castanhas assadas.
2 € a dúzia..... quentes e boas!
boa semana

Passa pelo meu blog pode ser que o último post também te interesse.

A Flor disse...

O que o teu avô tinha, era o conhecimento empírico.....

Ouve-se muitas vezes a expressão: "ATÉ O TEMPO ANDA MALUCO"

Fica bem e recebe o meu Xi-coração.

Flor

(já tinha saudades de passar por aqui :D)