Se há coisa que melhorou muito nos últimos 20 - 30 anos foram os direitos dos consumidores, em especial depois da adesão de Portugal à União Europeia.
Hoje o consumidor pode reclamar quando ache que algo que vai consumir não está nas devidas condições de acondicionamento, higiene ou preço. Por vezes reclamar não adianta grande coisa, mas vale a pena tentar. Por outro lado, há pessoas que não reclamam para não se chatearem. Mas também há aquelas que por sistema pedem o livro de reclamações nos restaurantes, mesmo quando não há motivo para isso.
O consumidor pode ter quase sempre razão mas algumas pessoas exageram. Digo eu! Não sou muito de reclamar, só o faço mesmo em casos flagrantes. Mas essa é a minha maneira de ser. Apoio quem ache que deve reclamar enquanto consumidor se não for servido ou atendido de forma correcta.
Como consumidor que sou - e de que maneira! - o mais importante para mim são a adequada exposição dos produtos, a sua qualidade, a sua higiene e uma boa explicitação do preço do bem ou do serviço. Compro geralmente em hipermercados e centros comerciais - a vida moderna e citadina quase que obriga a isso - mas há produtos que não deixo de comprar em lojas mais pequenas, como hortícolas, fruta, pão, peixe...
Mas o consumo são também os serviços e aqui tenho muitos motivos de queixa: abomino ir aos correios, a repartições públicas ou equiparadas, e entro em pânico se preciso de ir a serviço público de saúde. Nos primeiros casos o atendimento por vezes já nem é mau, mas ainda nos está nos cromossomas-memória a maneira como éramos maltratados e humilhados nesses locais. Quanto aos serviços públicos de saúde na generalidade considero-os péssimos, humilhantes, ultrajantes, abaixo do humana e socialmente exigível...
Como consumidor sou quase adicto: por exemplo, regularmente não visto mais de 20 a 30 % da roupa que compro, não leio mais de metade dos livros nem ouço muitos dos discos que compro! Mas isso é uma atitude compulsiva que um dia tenho que resolver: é que quando eu tiver tempo um dia, não sei quando, vou ler todos os livros que comprei, vou ouvir todos os cds, vou vestir toda a roupa que na altura gostei e comprei... isto se já não estiver fora de moda!
A tocar «Não me Consumas» de António Variações pelos Humanos - não é bem esse consumo que estão a pensar mas também é fundamental que não nos consumam o juízo porque senão não conseguimos ter paz de espírito para raciocinar...!!! Hehehe!!!
Hoje o consumidor pode reclamar quando ache que algo que vai consumir não está nas devidas condições de acondicionamento, higiene ou preço. Por vezes reclamar não adianta grande coisa, mas vale a pena tentar. Por outro lado, há pessoas que não reclamam para não se chatearem. Mas também há aquelas que por sistema pedem o livro de reclamações nos restaurantes, mesmo quando não há motivo para isso.
O consumidor pode ter quase sempre razão mas algumas pessoas exageram. Digo eu! Não sou muito de reclamar, só o faço mesmo em casos flagrantes. Mas essa é a minha maneira de ser. Apoio quem ache que deve reclamar enquanto consumidor se não for servido ou atendido de forma correcta.
Como consumidor que sou - e de que maneira! - o mais importante para mim são a adequada exposição dos produtos, a sua qualidade, a sua higiene e uma boa explicitação do preço do bem ou do serviço. Compro geralmente em hipermercados e centros comerciais - a vida moderna e citadina quase que obriga a isso - mas há produtos que não deixo de comprar em lojas mais pequenas, como hortícolas, fruta, pão, peixe...
Mas o consumo são também os serviços e aqui tenho muitos motivos de queixa: abomino ir aos correios, a repartições públicas ou equiparadas, e entro em pânico se preciso de ir a serviço público de saúde. Nos primeiros casos o atendimento por vezes já nem é mau, mas ainda nos está nos cromossomas-memória a maneira como éramos maltratados e humilhados nesses locais. Quanto aos serviços públicos de saúde na generalidade considero-os péssimos, humilhantes, ultrajantes, abaixo do humana e socialmente exigível...
Como consumidor sou quase adicto: por exemplo, regularmente não visto mais de 20 a 30 % da roupa que compro, não leio mais de metade dos livros nem ouço muitos dos discos que compro! Mas isso é uma atitude compulsiva que um dia tenho que resolver: é que quando eu tiver tempo um dia, não sei quando, vou ler todos os livros que comprei, vou ouvir todos os cds, vou vestir toda a roupa que na altura gostei e comprei... isto se já não estiver fora de moda!
Então, um bom Dia do Consumidor para vocês! E vejam lá, não gastem muito... Olha quem fala!!!
A tocar «Não me Consumas» de António Variações pelos Humanos - não é bem esse consumo que estão a pensar mas também é fundamental que não nos consumam o juízo porque senão não conseguimos ter paz de espírito para raciocinar...!!! Hehehe!!!
22 comentários:
não sabia que tb havia este dia ...
mais um ...
mas a minha filha devia saber que esta manhã pediu-me o cartão emprestado... rsss...
bj
Eu também fiz um post defendendo a o quanto é necessario ser-se bom consumidor :D:D
E realmente cada vez mais este país defende o consumirdor e uma salva de palmas a isso.
um beijo volta sempre
Tenho ouvido todo o dia notícias sobre este dia.
Mas há que tentar ser um consumidor esclarecido todos os dias.
A gente bem tenta, mas os apelos ao consumismo irracional são tantos, que a gente nem sempre escapa incólume...
Eu sou uma grande consumidora e nunca tive problemas que merecem atenção! Sou uma felizarda! Bj.
Tens razão!!! Só na parte do funcionalimo público é que acho que devias de ser um pouco mais condescendente...as pessoas que estão à frente de grandes organizações do estado não tem culpa pela desorganização estrutural do mesmo. Se és bem atendido, porque não tentar entender as coisas?
Quando disse à frente referiam-me "Front office"...no atendimento ao publico:-)
passei...sempre muito atento..agora parto...virar minha ampulheta...
Finalmente venho ao teu encontro.
E, que encontro?
DIA MUNDIAL DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR.
Eu estive naquele "Mundo" que mais adoro.
O Mundo que procurei nestas mini-férias: a Natureza pura.
Espaços que convidam ao despertar de todos os sentidos...
Momentos únicos, cheios de sons, cheiros e muita Paz.
Ribeiros, riachos , fontes e nascentes...MAR, Oceano.
Lugares únicos, em que saboreamos o gosto raro de sermos parte integrante do planeta e de todo o Universo...
Priviligiada Eu sou.
Beijokas.
Alexandre meu amigo, aqui estou eu depois de uma grande ausência :)
Venho trazer-te um grandeeeeeeeeeeeeee abraço !!!...e consumir um pouco do fundamentalidades!...
Essa dos livros e das roupas fez-me lembrar quem ;) ..alguem que eu conheço;)...livros acho que são seis os ultimos que comprei...até já começei a ler 3 deles ;)...Tenho é mesmo é falta de tempo!
Defesa do Consumidor..hummmmmmmmm..ainda estou á espera de uma resposta já lá vão uns oito anos...uma palete de leite, com um sabor estranho...o meu filho mais novo ficou doente...ok foi tudo selado e recolhido...A marca era muito conhecida...Os fiscais disseram-me como que a intimidar-me...Se houver algo de errado tem de ir a tribunal....ok....disse....até hoje,,fiquei sem saber o resultado da análise...
Desisti da assinatura da revista " Proteste"..pois passam a vida a ligar se não quero receber de novo...Digo que não...mas insistem...porque a assinatura é muito barata dizem....
hummmmm..acho que aqui tb não estão a ser coerentes...se disse não é pq é não....ou não tenho direito a dizer não!?...
Beijo grande Alexandre!!!
Alexandre
Boa chamada de atenção, porque de uma forma ou de outra, todos nós somos consumidores. Com direito enquanto tal a ser bem atendidos e a ver satisfeitas as nossas expectativas em função da publicidade e preços dos produtos e serviços a adquirir...
por isso e porque considero que um dos maiores handicaps do nosso país é a fiscalização...
força ASAE...
Oi meu amigo,
Olha que foi preciso visitar-te e a outra amiga para saber que hoje era o dia do consumidor, vê só como estou, ehehehe, acho k ando mais ligado na parte do "não me consumas" do que no resto.
Doido????, sim só posso tar.
Obrigado amigo.
Desejos de bom fim de semana e uma semana cheia de luz em teu coração.
Xi - corações mil.
quando falas de roupa eu sou mais ou menos assim, compro mas vestir de tudo o que tenho é outra historia lol
um abraço
Nao conhecia este dia...
tem um bom fim de semana,
beijinhu
ola alexandre.
desculpa a minha ausencia no teu blog...
passei para te desejar umbom fim de semana...
beijinhos grandes
eu quando estou com a neura sou uma compradora compulsiva, mas mesmo nessa altura detesto que me vendam gato por lebre e se me apercebo que o estão tentando fazer, faço um escabeche!
Quem é que não gosta de consumir?
Beijinhos e bom fim de semana
:)
Um excelente fim-de-semana!
PS: com algum conSUMO
Ao menos se consumirmos que seja com qualidade...
Um beijinho para ti e um excelente fim-de-semana.
Não consumi nadinha... :P
A não ser um café, uma água, um gelado... mas nada de compras :P
Para si o que é o destino?
Eu considero-me mais uma consumidora de produtos e serviços necessários e não necessários!... Enfim...
Mas concordo contigo, acho que todo o consumidor deve ter direito a ser bem servido... assim como deve ter o dever de ser educado e facilitar o bem servir!...
Bjs
dia D dia I dia A
ignorava o do consumidoa!
reparo que pralém dos antigos dias dos santinhos...S. Brás, S. Cosme, Sto. Eustáquio, Sta. Benedita,
outras modernidades nos andam a tomar conta dos dias.
os santos são obrigados a chegar-se pra lá sem cerimónias...
quanto à acumulação de coisinhas e coisas...ultimamente ando a reflectir seriamente sobre isso...
quem sabe resulta?!...
beijoS
Enviar um comentário