Então, passemos aos fundamentos:
Fundamento 1 - Um indivíduo entrou numa esquadra de polícia, sacou de uma arma e disparou 5 tiros, 3 dos quais atingiram outro indivíduo com quem ele tivera um desaguizado momentos antes: uma agente - correndo grandes riscos - conseguiu deter o agressor já fora da esquadra, alguns metros mais adiante. Presente ao juiz - e pela letra da nova lei -,o criminoso ficou livre e apenas sujeito a termos de identidade com apresentações diárias na - caricatamente, imagine-se! - mesma esquadra onde se desenrolou toda a cena que os argumentistas do CSI vão decerto aproveitar para a série. Resultado: o atingido está entre a vida e a morte (mais para o lado da morte), e o agressor pode tomar café tranquilamente todos os dias, ir ao cinema (duvido que vá, mas pronto!) e ver as miúdas em Portimão, além, de outras coisas que só uma pessoa em liberdade pode fazer - SEM COMENTÁRIOS!
Fundamento 2 - Um jovem de 19 anos ocupou 7 carros de polícia e destruíu um deles numa perseguição por mais de 100 km nas estradas, ruas e ruelas dos concelhos de Moita, Montijo, Barreiro e Palmela. Nessa «corrida» ainda tentou atropelar pessoas nas passadeiras e alguns agentes da autoridade... o cenário nem ficava completo sem estes pormenores! Envolvido esteve o dinheiro de todos os contribuintes pois os agentes fizeram horas extraordinárias e os carros só andam se levarem gasóleo, entre outras coisas. Resultado: presente ao juiz - e pela letra da nova lei -, o jovem saíu em liberdade - SEM COMENTÁRIOS!
Fundamento 3 (este não veio nos jornais nem passou na TV): a proprietária de uma pastelaria foi asssaltada uma noite quando fechava a loja por um grupo de indivíduos e - mesmo não oferecendo resistência - foi agredida violentamente de tal modo que passou mais de uma semana no hospital. Quando regressou e apresentou queixa, os indivíduos acabaram por ser identificados e detidos... por pouco tempo, pois o juiz - com base na letra da nova lei - mandou-os em «paz». Resultado: os agressores já voltaram ao estabelecimento, ameaçaram a proprietária a tal ponto que ela teve que fechar a pastelaria por tempo indeterminado - SEM COMENTÁRIOS!
Fundamento 4 (também não veio nos jornais, acho eu!): uma papelaria, especializada em livros escolares, foi assaltada a horas «normais», tendo o assalto sido estendido a todos os clientes que se encontravam no estabelecimento na altura. Antes de se retirarem, os agressores deixaram bem claro que «ai daquele que fizer queixa!»... e parece que ninguém apresentou queixa! - SEM COMENTÁRIOS!
E muitos mais fundamentos poderiam ser acrescentados... este é o estado em que transformaram este país «à beira-crime plantado» e «de brandíssimos costumes». Nunca a máxima de «o crime compensa» se aplicou tão bem...
(as montagens dos «crimes» foram feitas pelo
HENRIKOSSAUROS e pelo
DUARTARANHA em exclusivo para o FUNDAMENTALIDADES - e não faltam as armas, os reféns e a mota à porta do Banco para os bandidos fugirem)
